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Três estações da Linha Lilás abrem em julho

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A expectativa é imensa, mas a demora parece ser ainda maior. As estações nas regiões de Moema e Vila Mariana da expansão da linha 5 do metrô ainda não têm data para começar a operar. As promessas são de que as obras devem ser concluídas ainda este ano. Esta semana, entretanto, uma boa notícia foi divulgada pelo governo: as estações na região de Santo Amaro, da linha lilás, devem ser entregues até julho.

Em visita às obras da estação Brooklin, no último sábado, 4, o governador Geraldo Alcimin disse que 98% da construção dela está concluída e que a operação deve começar no meio do ano.

Quanto às demais paradas, o governador informou que seis serão entregues até o final de 2017 e a décima só no ano que vem. No total, a linha 5 terá 17 estações.

Também em julho, 26 trens serão adicionados à frota da linha Lilás e entrarão em circulação nas três novas estações, somados aos oito atuais.

Atualmente, a Linha 5-Lilás transporta cerca de 270 mil passageiros/dia, no trajeto entre as estações Capão Redondo e Adolfo Pinheiro. São 9,3 quilômetros de extensão e sete estações: Capão Redondo, Campo Limpo, Vila das Belezas, Giovanni Gronchi, Santo Amaro, Largo Treze e Adolfo Pinheiro.

“É uma grande conquista para São Paulo, serão 850 mil passageiros por dia”, enfatizou Alckmin. “Essa é uma das linhas mais importantes do Metrô, porque dá acesso a hospitais e integra com outras linhas: 9-Esmeralda da CPTM, na estação Santo Amaro; 17-Ouro, na estação Campo Belo; 1-Azul, na estação Santa Cruz; e 2-Verde na estação Chácara Klabin”.

Brooklin

“É a mais moderna”, ressaltou o governador durante a visita à estação localizada na esquina das avenidas Roque Petroni Junior e Santo Amaro. A demanda prevista é de 29.400 passageiros/dia nos 8.104 m² de área construída, sendo a parte mais baixa a 28 metros da superfície.

Para a conclusão da estação Brooklin, os serviços agora se concentram no acabamento, na instalação da infraestrutura de iluminação e de sistemas de telecomunicação e de equipamentos como escadas rolantes, ventilação, detecção de incêndio, luminárias e sistemas de telecomunicações, paisagismo, urbanização e comunicação visual.

A nova estação terá dois acessos. O principal, no corpo da estação, já se encontra coberto por estrutura metálica com vidro, e um secundário, que liga a estação ao lado oposto da avenida Santo Amaro, na pista sentido centro.

No primeiro mezanino da estação ficam as bilheterias e as linhas de bloqueios. Já o mezanino intermediário servirá para direcionar e orientar o fluxo de usuários para as plataformas. Localizada no último piso inferior, a plataforma será central, possibilitando o embarque tanto no sentido do centro como no do bairro. Para facilitar a mobilidade em sua área interna, a estação contará com cinco elevadores e 14 escadas rolantes.
O início da operação comercial ocorreu em 20 de outubro de 2002, no trecho de 8,4 quilômetros (entre as estações Capão Redondo e Largo Treze, integração com a Linha 9-Esmeralda da CPTM).

Quando concluída, de Capão Redondo a Chácara Klabin, a Linha 5-Lilás terá 20 quilômetros de extensão e 17 estações: Capão Redondo, Campo Limpo, Vila das Belezas, Giovanni Gronchi, Santo Amaro, Largo Treze, Adolfo Pinheiro, Alto da Boa Vista, Borba Gato, Brooklin, Campo Belo, Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin.

metro

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2 Comentários

2 Comments

  1. LIDIA S. BURLE

    1 de março de 2017 at 22:42

    muito bom saber que temos um prefeito que se preocupa com as pessoas e com a nossa cidade,,,São Paulo merece ser chamada DE CIDADE LINDA.,FAÇO VOTOS QUE ELE CONTINUE COM TODA ESSA GARRA PARA MELHORAR A NOSSA QUERIDA CIDADE. QUERO AJUDAR NESTA TRANFORMAÇÃO.

  2. Walter

    14 de junho de 2017 at 17:38

    E a estação Chácara Klabin, vai comportar os milhares de pessoas que vem de Santo Amaro para chegar até a Paulista ?

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