Connect with us

Transporte

Trem faz nova viagem teste em trajeto da Linha 17 – Ouro

Published

on

O primeiro trem do monotrilho da Linha 17-Ouro deu mais um passo importante no processo de testes e comissionamento. Nesta terça-feira (25), o trem realizou deslocamentos inéditos, percorrendo um trecho mais longo, entre o Pátio Água Espraiada e Vila Cordeiro, em um trajeto de 4,5 quilômetros.

Pela manhã, a composição saiu do pátio utilizando a energia de suas baterias para acessar a via operacional, passando pelas estações Washington Luiz, Brooklin Paulista, Vereador José Diniz, Campo Belo e Vila Cordeiro, percorrendo um total de 2,7 km. Em seguida, retornou até a estação Vereador José Diniz, em um trecho de 1,8 km. A movimentação foi feita em velocidade reduzida, com o objetivo de coletar dados sobre o comportamento dinâmico do trem, preparando o sistema para os futuros testes de aceleração e frenagem em velocidade máxima e diferentes condições de carga.

Já no período da tarde, pela primeira vez, o trem foi tracionado pela energia elétrica de tração fornecida pelos 3º e 4º trilhos, que operam em 750Vcc e são alimentados pela retificadora da estação Vereador José Diniz. A composição rodou entre as estações Vereador José Diniz e Vila Cordeiro, com previsão de retorno ao pátio à noite. Essa etapa tem como foco verificar o comportamento do trem em conjunto com o sistema de alimentação elétrica. Durante os testes, equipes técnicas do Metrô de São Paulo e do fornecedor do trem estarão embarcadas para monitorar de perto o desempenho da composição e avaliar parâmetros essenciais para a segurança e eficiência operacional.

Tecnologia e segurança

A Linha 17-Ouro contará com trens totalmente automatizados, operando no sistema UTO (Unattended Train Operation) e equipados com tecnologia CBTC, que reduz os intervalos entre as composições e aumenta a eficiência do transporte. Com cinco carros e 60,8 metros de comprimento, cada trem terá capacidade para transportar até 616 passageiros, oferecendo conforto com ar-condicionado, iluminação LED e áreas acessíveis.

Com 6,7 km de extensão, a Linha 17-Ouro integrará o Aeroporto de Congonhas à rede metroferroviária de São Paulo, conectando-se às linhas 5-Lilás e 9-Esmeralda. As obras seguem em ritmo acelerado, e a previsão é que a linha entre em operação em 2026, beneficiando cerca de 100 mil passageiros por dia.

Nova Passarela

O Metrô de São Paulo concluiu em tempo recorde a instalação da passarela de acesso à futura estação Washington Luís, da Linha 17-Ouro, antecipando em 26 horas a liberação da Avenida Jornalista Roberto Marinho, que foi totalmente desbloqueada às 2h da manhã deste domingo (23).

A operação envolveu o içamento de uma estrutura de 166 toneladas e 90 metros de comprimento sobre a movimentada avenida, utilizando um guindaste de 400 toneladas. Para garantir a segurança e minimizar impactos, a área foi devidamente isolada, e os trabalhos seguiram protocolos rigorosos.

Com a conclusão desta etapa, as obras da estação avançam para a fase final. O Metrô segue empenhado na expansão da Linha 17-Ouro, que conectará o Aeroporto de Congonhas ao sistema metroferroviário da capital.

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2025 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados