Siga-nos

Política

TRE já busca interessados em ser mesários voluntários em 2018

Publicado

em

Ano que vem tem eleições. Para presidente, governador, senadores (dois), deputado federal e deputado estadual.

Para se ter uma ideia, só no Estado de São Paulo serão 450 mil mesários trabalhando  como mesários. São eles que identificam os eleitores no momento da votação, resolvem eventuais dificuldades ou dúvidas e garantem que o eleitor possa votar com segurança.

Entre os mesários, há aqueles convocados pela Justiça Eleitoral e os que, antes dessa convocação, voluntariaram-se.

Nas eleições para prefeito e vereador de 2016, dos 390.085 mesários do Estado, 124.827 (32%) eram voluntários. Para ser mesário voluntário é necessário ter mais de 18 anos, fazer a inscrição pelo site do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) e aguardar a seleção pelo respectivo cartório eleitoral.

A legislação eleitoral garante dois dias de folga, em emprego público ou privado, para cada dia trabalhado nas eleições. Além disso, a atuação como mesário garante preferência no desempate em concursos públicos e o aproveitamento das horas trabalhadas para atividades complementares em instituições de ensino.

Biometria

Ainda sobre as eleições do ano que vem, algumas observações são importantes porque geram dúvidas dos eleitores.

Quem vota na cidade de São Paulo ainda não tem obrigação de refazer o cadastro biométrico, ou seja, o registro das impressões digitais que, em breve, serão usadas para garantir o voto de cada cidadão. Em vários municípios do Estado a biometria já é obrigatória e a votação só acontecerá nesse sistema.

Mas, na capital, já é possível fazer o cadastro biométrico, desde que agendado previamente. Novos títulos também estão sendo feitos já com cadastramento das digitais. Quem precisa se registrar ou atualizar a situação no Tribunal Regional Eleitoral não deve deixar para o último momento e correr o risco de perder o prazo.

Para cadastrar a biometria ou regularizar sua situação, basta agendar no site e comparecer no dia e hora marcados com um documento oficial com foto e comprovante de residência com até três meses. Nos sábados, dias 2, 9 e 16 de dezembro, será possível ser atendido sem agendamento em todos os postos de atendimento. Em caso de dúvidas, ligue 148 (não realiza o agendamento).

Advertisement
1 Comentário

1 Comentário

  1. SANDRA REGINA CORREIA

    23 de julho de 2018 at 7:58

    QUERO RECEBER INFORMAÇÊS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados