Política
TRE começa cadastro biométrico da zona eleitoral Indianópolis
É possível que ainda este ano toda cidade esteja com as digitais de eleitores já cadastradas
Evitar fraudes, ampliar as garantias do voto individual e secreto, ampliar a confiança do eleitor no processo eleitoral brasileiro. A implantação do sistema biométrico, que começou pelo interior, agora chega à capital. Eleitores de doze zonas eleitorais da cidade de São Paulo já estão cadastrando eleitores pelo novo método, entre elas, Indianópolis e Cidade Ademar, na região. Também fazem parte desta etapa inicial as zonas de Valo Velho, Santo Amaro, Capela do Socorro, Campo Limpo, Grajaú, Piraporinha, Capão Redondo, Parelheiros, Jardim São Luiz e Pedreira.
Eleitores agora são fotografados e têm suas impressões digitais escaneadas. Em cada uma dessas zonas eleitorais, há scanner para captura das digitais e uma câmera acoplada a um mini-estúdio fotográfico instalados no local. Esse serviço já é oferecido pelos cartórios da Bela Vista e Santana. Por enquanto, o objetivo é apenas de cadastrar pelo sistema biométrico aqueles que querem tirar o título, transferi-lo ou solicitar uma 2ª via.
Apesar de o sistema biométrico já estar sendo paulatinamente implantado no município, o eleitor não vai votar pelo método no próximo ano. O processo de cadastramento dos eleitores é lento e está sendo feito aos poucos. Por isso, a expectativa do TSE é que o cadastro só esteja completo e o sistema pronto para a identificação através de digitais e foto nas eleições presidenciais de 2018.
No interior do Estado, algumas cidades já estão com o cadastramento biométrico completo. Isto porque aproveitaram a revisão do eleitorado em suas cidades, momento em que os eleitores devem apresentar ao cartório comprovação de domicílio, para realizar o cadastramento biométrico em 100% daquela localidade. É o caso de Nuporanga, que já encerrou o processo, seguido de Sales Oliveira, cujos trabalhos ainda estão em andamento. As próximas cidades serão Jundiaí e Itupeva. Nesses casos, o eleitor que não comparecer ao cartório terá o seu título cancelado. Já nas próximas eleições, essas cidades participarão das eleições com identificação biométrica.
Segundo a assessoria de imprensa do TSE, não há ainda um cronograma fechado para as próximas fases de implantação do novo sistema, mas é possível que até o final de 2011 a biometria seja introduzida em outras zonas eleitorais da capital.
O Poupatempo Santo Amaro está fazendo cadastramento biométrico, mas apenas dos eleitores das 12 zonas eleitorais já inclusas no processo. Já a certidão de quitação ou pagamento de multa para regularização podem ser feitas no Poupatempo por eleitores de outras zonas.
Também já está aberta a fase de transferência do título desde a reabertura do cadastro, que foi em novembro de 2010.
Andreia Mria da Silva curcio
10 de abril de 2019 at 14:02
boa tarde gostaria poder agendar biometria
Jornal Zona Sul
10 de abril de 2019 at 22:07
Olá, Andreia, você tem que agendar no site do TRE-SP