Siga-nos

Saúde

Tratamento para abuso de álcool e drogas é gratuito nos CAPS

Publicado

em

Os Centros de Atenção Psicossocial e as Unidades Básicas de Saúde (UBS) são portas de entrada para o atendimento na área de Saúde Mental dentro da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo. A rede de saúde mental do município conta com 92 CAPS, sendo 30 deles Álcool e Drogas (AD), 30 Infantojuvenis e 32 Adultos. Destes, 31 funcionam como CAPS III (com acolhimento integral – funcionamento 24 horas).

Todos os CAPS trabalham em regime de porta aberta, com a função de acolhimento e tratamento dos pacientes. O usuário que procura o CAPS é acolhido e participa da elaboração de um Projeto Terapêutico Individual específico para as suas necessidades e demandas.

Uma equipe multiprofissional composta por médicos, psicólogos, assistente social, enfermeiro, terapeuta ocupacional avaliam o quadro do usuário e indicam o tratamento adequado para cada caso. A internação só é indicada quando esgotadas todas as possibilidades terapêuticas disponíveis no CAPS, que também atua nos momentos de crise, nos estados agudos da dependência e de intenso sofrimento psíquico.

Nos CAPS III, especificamente, existem vagas de acolhimento integral, em que os usuários podem permanecer para tratamento nestes estados mais agudos da doença por até quinze dias. Outra hipótese é o CAPS entrar em contato com a Central de Regulação de vagas do município e encaminhar o pedido médico com a descrição do estado psíquico e físico do paciente no caso de indicação de internação em regime hospitalar.

Existem também as Unidades de Acolhimento (UA) que são moradias provisórias destinadas aos usuários que estejam em tratamento nos CAPS AD e não têm família, residência, ou que se encontre em situação de risco ou vulnerabilidade em seus locais de moradia e necessitam de cuidados em saúde mental especificamente para o uso abusivo ou dependência de substâncias psicoativas.

Mesmo diante de todo esse trabalho de sensibilização ao tratamento, não há como garantir que o usuário passe pelo tratamento, caso não seja de sua vontade. Além de atendimentos individuais e em grupo com esse intuito, há ainda as visitas domiciliares feitas pelos CAPS UBS e os Consultórios na Rua que fazem a busca ativa a pacientes que estejam em situação de rua.
Há vários CAPS Álcool e Drogas na zona sul. Um deles fica na Praça Barão de Japura, 01 -Vila Guarani – Telefone: (11) 5011.1583 (CAPSAD – JABAQUARA) e outro na Avenida Ceci, 2.101 – Planalto Paulista- Telefone: (11) 2275.3432 (CAPSAD – VILA MARIANA). Veja mais em nosso site: jornalzonasul.com.br

Advertisement
2 Comentários

2 Comments

  1. Cássia Reia

    1 de julho de 2019 at 22:02

    Também ñ menos importantes fazem parte da equipe multidiciplinar os auxiliares e técnicos em enfermagem! Presentes 24h nos CAPS III.

  2. Susana Silva Goncalo

    19 de abril de 2021 at 20:23

    Gostaria de saber se nesses caps a gente consegue o remédio cloridrato de nalxetrona com receita espero que alguém respinda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados