Siga-nos

Saúde

Tratamento contra o tabagismo também melhora saúde dos fumantes passivos

Publicado

em

Nessa quinta, 29 de agosto, foi celebrado o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Por isso, o jornal São Paulo Zona Sul está publicando uma série de matérias com dicas e orientações para quem quer largar o cigarro.

Leia também:

Vale lembrar que o cigarro é uma das drogas que traz prejuízos e traz prejuízos não só para quem fuma como para pessoas próximas.

Os efeitos de outras drogas para quem convive com os usuários são indiretos – muitos psicológicos, com os reflexos na família ou resultantes de riscos que os efeitos da droga provocam, como a violência ou acidentes de trânsito que o álcool, por exemplo, trazem.
Mas no caso do cigarro ainda há um risco direto, com a fumaça inalada por quem vive próximo ao fumante.

Os danos causados aos fumantes passivos são diversos. Basta manter um cigarro acesso para poluir um ambiente com as substâncias tóxicas da fumaça do cigarro. As pessoas passam 80% do seu tempo em ambientes fechados e ao fim de um dia em ambiente poluído, os não fumantes podem ter respirado o equivalente a até 10 cigarros. Isso vai depender diretamente da dimensão do ambiente, do número de fumantes e do número de cigarro fumados durante a jornada de trabalho.

Para parar de fumar

Pesquisas demonstram que parar de fumar, em qualquer idade, traz ganhos para a saúde, e mesmo que apenas uma pequena proporção dos atuais fumantes fossem capazes de parar de fumar, os benefícios para a saúde a longo prazo e os benefícios econômicos seriam imensos.

Ao parar de fumar seu corpo vai recebendo benefícios constantes:
– Após 20 minutos: a pressão sangüínea e a pulsação voltam ao normal.
– Após 2 horas: não há mais nicotina circulando no seu sangue
– Após 8 horas: o nível de oxigênio no sangue se normaliza
– Após 12 a 24 horas: seus pulmões já funcionam melhor
– Após 2 dias: seu olfato já percebe melhor os cheiros e seu paladar

já degusta melhor a comida
– Após 3 semanas: você vai notar que sua respiração se tornará mais fácil e a circulação sangüínea também irá melhorar
– Após 1 ano: o risco de morte por infarto do miocárdio já foi reduzido à metade
– Após 5 a 10 anos: o risco de sofrer infarto será igual ao das pessoas que nunca fumaram

Vale a pena ajudar um fumante a deixar de fumar?

Quando comparadas com as pessoas que continuam a fumar, as que deixam de fumar antes dos 50 anos de idade apresentam, uma redução de 50% no risco de morte por doenças relacionadas ao tabagismo após 16 anos de abstinência. O risco de morte por câncer de pulmão sofre uma redução de 30% a 50% em ambos os sexos após 10 anos sem fumar; e o risco de doenças cardiovasculares caem pela metade após um ano sem fumar.

Pesquisas mostram que cerca de 80% dos fumantes querem parar de fumar. No entanto, apenas 3% conseguem a cada ano e a maioria desse grupo, pára sem ajuda. Esse dado é um indicador da capacidade da nicotina de causar dependência, pois, provavelmente, os que têm baixa dependência são os que mais conseguem parar de fumar sem um tratamento formal. Também é um indicador do baixo acesso dos fumantes aos avanços no campo da cessação de fumar, que chegam a aumentar as taxas de cessação de 3% para 20% em um ano.

O tratamento do Fumante está entre as intervenções médicas que apresentam as melhores relações custo – benefício. As estimativas de custo – benefício de uma breve abordagem do fumante pelo médico mostram que se apenas 2,7% a 3,7% dos fumantes deixassem de fumar através dessa abordagem, o custo estimado por ano de vidas salvas seria de ordem de U$ 748,00 a U$ 2.020,00, bastante inferior ao custo do tratamento da hipertensão arterial leve a moderada (U$ 11.300,00 – U$ 24.408,00), da hipercolesterolemia (U$ 65.511,00 – U$ 108.189,00) e do infarto (U$ 55.000,00).

Em nosso site – www.jornalzonasul.com.br – é possível encontrar as outras matérias com dicas e endereços para auxiliar quem quer parar de fumar, com destaque para serviços e endereços na zona sul paulista.

A lista completa de endereços na capital que fazem atendimento para quem quer parar de fumar pode ser acessada em http://www.saude.sp.gov.br/cratod-centro-de-referencia-de-alcool-tabaco-e-outras-drogas/tabaco/atendimento-capital

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados