Siga-nos

Saúde

Testes gratuitos de HIV e Aids podem ser feitos com rapidez e sigilo na região

Publicado

em

Amanhã, 1 de dezembro, é comemorado o Dia Mundial de Luta contra a Aids. E, no Brasil, um dos principais eventos da fase é a CAMPANHA FIQUE SABENDO, que tem por objetivo incentivar o diagnóstico precoce da infecção pelo vírus HIV, causador da aids, especialmente junto às populações mais vulneráveis (homens que fazem sexo com homens, gays, travestis, transexuais, profissionais do sexo).
Na região, não apenas durante a campanha, há dois postos onde os exames podem ser feitos com rapidez e sigilo absoluto, gratuitamente. No Planalto Paulista, de segunda a sexta, das 7h às 19h, na unidade AE Ceci, à Avenida Ceci, 2235. Fones: 5581-2828 e 2276-9719. E na Vila Mariana, na sede do Programa Estadual de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids, de segunda a sexta, das 8h às 17h30. à Rua Santa Cruz, 81. Fones: 5087-9833 e 5087-9984.
No estado de São Paulo foram notificados 217.390 casos de aids, entre 1980 a junho de 2012. Embora o patamar de novas infecções esteja estável e a taxa de óbito venha caindo, ainda se morre de aids. “Todos os dias 8 pessoas morrem em decorrência da aids em nosso Estado. É inadmissível, uma vez que a testagem é gratuita e disponível em toda a rede pública de saúde”, observa Maria Clara Gianna, coordenadora do Programa Estadual DST/aids-SP.
O teste rápido do HIV, feito a partir de punção digital, com pequena amostra de sangue, demora cerca de 40 minutos e sua eficácia é igual ao tradicional. “O teste é simples, rápido e indolor, realizado com privacidade e sigilo”, afirma Karina Wolffenbüttel, coordenadora da campanha Fique Sabendo.
Deve-se considerar, ainda, que 12% dos pacientes com tuberculose são portadores do vírus HIV no estado de São Paulo.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados