Siga-nos

Segurança

Terminal Jabaquara da EMTU/SP recebe ação para sensibilizar os homens pelo fim da violência contra a mulher

Publicado

em

Nessa sexta (6), o Programa Bem Querer Mulher (BQM) estará no terminal metropolitano Jabaquara para a ação Laço Branco, que busca sensibilizar os homens contra a violência doméstica. Das 10h às 14h, voluntários do BQM orientarão os passageiros sobre as maneiras de superar traumas que podem levar à violência contra a mulher. A ideia também é promover rodas de conversa com a participação do público masculino para discussão sobre o assunto.
Dessa vez, além das voluntárias do BQM que acolhem mulheres vítimas de violência, homens ligados ao programa vão orientar os passageiros a evitar comportamentos machistas em suas relações. Um psicólogo também estará presente nas rodas de bate-papo para dar apoio profissional ao trabalho.
As voluntárias também vão conversar com as passageiras sobre as formas de denunciar uma agressão. Elas serão encaminhadas a um dos centros de atendimento nos bairros Jabaquara e Itaim Paulista, onde passarão por avaliações psicológicas, receberão orientações jurídicas, entre outras iniciativas de ajuda.
Segundo levantamento do Datafolha encomendado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, no período dos 12 meses anteriores à pesquisa divulgada em fevereiro deste ano, 16 milhões de mulheres acima de 16 anos de idade sofreram algum tipo de violência: 42% em casa, 29% na rua, 8% na internet, 8% no trabalho e 3% em bares. A pesquisa mostra que 76% das mulheres vítimas de violência conheciam o agressor: marido, ex-namorado ou um vizinho.
Laço Branco – A campanha teve início no Canadá, após o Massacre de Montreal em 1989, quando um homem matou 19 mulheres com a justificativa de odiar feministas. O dia 6 de dezembro foi escolhido para que a morte daquelas mulheres não fosse esquecida e o laço branco foi escolhido como símbolo da ação de prevenção ao machismo e à violência que ele pode causar.
No Brasil, ações do mesmo tipo foram criadas em 1999 e hoje a campanha continua sendo a principal atividade da Rede de Homens pela Equidade de Gênero (RHEG). Já foram registradas ações do Laço Branco em pelo menos 100 cidades brasileiras desde seu início em terras brasileiras.

Serviço

Evento: Laço Branco
Data: 06/12 (sexta-feira)
Local: Terminal Metropolitano Jabaquara
Endereço: Avenida Engenheiro Armando Arruda Pereira, s/nº — Jabaquara — São Paulo/SP
Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2020 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados