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“Tatuzão” finalmente chega à Estação Hospital São Paulo

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A Vila Clementino é conhecida por sua vocação para a saúde – a existência da Unifesp e do Hospital São Paulo na região acabaram por atrair dezenas de pequenos negócios relacionados à saúde, como clínicas, lojas de produtos hospitalares e de tratamento, farmácias… Também surgiram, ao longo dos anos, várias instituições de atendimento a pacientes, como Organizações não Governamentais de atendimento a crianças com câncer, por exemplo.
A região, entretanto, sofre com o trânsito, com a dificuldade de acesso – especialmente se for avaliado que muitos dos que circulam por ali são pessoas com deficiências, idosos ou pacientes em tratamento.
Tudo isso faz com que a expectativa por uma estação de metrô seja inaugurada no bairro. Mas, com os constantes atrasos nas obras de expansão da Linha 5 – Lilás – o sonho só deve se realizar em três anos.
Na semana passada, finalmente, chegou ao bairro o chamado “tatuzão”, equipamento que, ao mesmo tempo, perfura o solo e instala o revestimento dos túneis do metrô, com anéis de concreto e fibras de aço. A Estação Hospital São Paulo ficará na esquina das Ruas Pedro de Toledo e dos Otonis, na Vila Mariana. Inicialmente iria se chamar Vila Clementino.
A estação Hospital São Paulo ficará na esquina das ruas Pedro de Toledo e Otonis. Terá quatro pavimentos internos, com 36 metros de profundidade, além de um edifício para as salas técnicas, totalizando 12.403 metros quadrados de área construída. Contará com banheiros públicos, portas de plataforma, 17 escadas rolantes, 5 elevadores e um bicicletário. Os acessos serão feitos tanto pela Rua Pedro de Toledo quanto pela Rua dos Otonis.
Além de facilitar o acesso às dependências da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), como o Hospital São Paulo, ao Hospital do Rim e Hipertensão, entre outros departamentos, também ficará próxima a entidades como A Fundação Dorina Nowill, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Amparo Maternal e Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (Graacc), ao Instituto do Sono e ao Teatro Municipal João Caetano.
A Linha 5 possui três tuneladoras trabalhando simultaneamente. A maior delas, o Megatatuzão, possui uma roda de corte de 10,5 metros de diâmetro e escava um túnel único. Ao todo, mais de 3.300 metros de túneis em direção à estação Chácara Klabin, na interligação com a Linha 2-Verde, já foram construídos pela máquina, desde setembro de 2013.
Serão mais 10 km de extensão e outras 10 estações: Alto da Boa Vista; Borba Gato; Brooklin; Campo Belo; Eucaliptos; Moema; AACD-Servidor; Hospital São Paulo; Santa Cruz e Chácara Klabin. A previsão é que 781 mil passageiros sejam transportados diariamente

 

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