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Tatuzão escavou 800 metros sob ruas da Vila Mariana

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Imagine uma máquina tuneladora gigantesca, cortanto o subsolo, removendo terra – desde a estação Santa Cruz, na linha azul do memtrô, até a estação Chácara Klabin, na linha Verde. São cerca de 880 metros que acabam de ser percorridos pelo chamado “megatatuzão”, equipamento que na última segunda, 11, concluiu o túnel entre as duas paradas na Vila Mariana.
A futura estação Chácara Klabin terá mais de 15 mil metros quadrados de área construída. Elevadores e escadas rolantes deixarão a estação totalmente acessível. Os acessos serão os mesmos da atual estação, que fica na Rua Vergueiro, próximo ao número 3.800.
A expectativa sobre a conclusão da expansão da Linha 5 – Lilás, é intensa… e antiga. Além de ligar a Vila Mariana com a região de Santo Amaro, vai integrar com a abertura da Linha 9 da CPTM, em Campo Belo vai integrar com a Linha 17 do Aeroporto de Congonhas, além de se conectar na Santa Cruz com o ramal norte/sul, e com a região da Paulista e Zona Oeste, Ipiranga, na Chácara Klabin, onde haverá conexão com a Linha 2 – Verde.
Entretanto, o Governo do Estado evita divulgar prazos para conclusão das obras, que já sofreram diversos atrasos. A primeira promessa era de que ficasse pronta, parcialmente, em 2010! Novos prazos foram sucessivamente divlgados até que a última expectativa divulgada foi de que a conclusão ocorreria em 2018. Com as recentes interrupções e paralisações nas obras das linhas 17 – Ouro e 4 – Amarela, entretanto, não tem havido novas divulgações de data.
O Governo do Estado faz um investimento de R$ 9,5 bilhões, incluindo a compra de 26 novos trens para a expansão da Linha 5 Lilás.. O empreendimento gera 5.500 empregos diretos. Após a estação Adolfo Pinheiro, entregue em 2014, serão mais 10 km de extensão e outras 10 estações: Alto da Boa Vista; Borba Gato; Brooklin; Campo Belo; Eucaliptos; Moema; AACD-Servidor; Hospital São Paulo; Santa Cruz e Chácara Klabin.
Obras
Ao longo de todo o percurso, a máquina construiu 4.500 metros de túneis e instalou 3.600 anéis de concreto, desde o início de sua operação, em setembro de 2013.
Após a chegada à estação Chácara Klabin, o tatuzão vai cumprir sua última etapa, escavando mais 362 metros de túnel até o Poço Dionísio da Costa. Os outros dois túneis já foram concluídos pelas duas tuneladoras menores, conhecidas como Lina e Tarsila. Eles são paralelos, têm 4,9 km cada e estão no trecho entre as estações Adolfo Pinheiro e Campo Belo.
Antes de chegar nesta estação, o equipamento partiu do canteiro de obras da estação Santa Cruz e escavou 880 metros, instalando 580 anéis de concreto.
Esta será a última viagem do Megatatuzão, que construiu também os túneis da Linha 4-Amarela, foi reformado para trabalhar na Linha 5-Lilás e será desmontado após a conclusão desta obra.
A previsão é que 781 mil passageiros sejam transportados diariamente na Linha 5-Lilás quando a operação for plena.
Primeira linha do Metrô construída por três tatuzões
O equipamento é uma das três máquinas empregadas na construção do prolongamento da Linha 5-Lilás. Ao mesmo tempo em que perfura o solo, também instala o revestimento estrutural do túnel, com anéis de concreto e fibras de aço. Ao todo, esse tatuzão percorrerá uma distância de 5,7 km, construindo 4,8 km de túneis entre os poços Bandeirantes (depois da estação Campo Belo) e Dionísio da Costa (após a estação Chácara Klabin), instalando 3.241 anéis. Nesse trecho ficarão as estações Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin.
Fabricada na Alemanha, a máquina possui 75 metros de comprimento, roda de corte de 10,5 metros de diâmetro, pesa 1,5 mil toneladas e conta com vários compartimentos ao longo da sua extensão. Para sua operação são necessárias 180 pessoas, sendo 50 profissionais em cada turno, além de 30 operários de apoio.
Os outros dois tatuzões possuíam roda de corte menor, com 6,3 metros de diâmetro, e construíram simultaneamente túneis paralelos entre as estações Adolfo Pinheiro (já funcionando) e Campo Belo. O prolongamento da Linha 5 foi o primeira da história do Metrô a ser perfurado por três tuneladoras.

 

Equipamento chegou esta semana à estação Chácara Klabin, nas obras de expansão da Linha 5 - Lilás

Equipamento chegou esta semana à estação Chácara
Klabin, nas obras de expansão da Linha 5 – Lilás

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