Siga-nos

Transporte

Tatuzão do metrô já está em Moema

Publicado

em

A Linha 5 do metrô, quando concluída, promete ser uma revolução no transporte metropolitano. Especialmente para quem mora na zona sul da cidade, vai facilitar a integração com outros bairros e com a região central da cidade. A quantidade de canteiros de obras funcionando dia e noite na região mostram que o ritmo está intenso. Mas, o ritmo intenso pode ser constatado também no que a população não vê: o megatatuzão, imenso equipamento que perfura os túneis, já está na região de Moema. O equipamento, que tem nada menos que 75 metros de comprimento. chegou ao poço Bandeirantes em setembro do ano passado e percorreu até agora 483 metros de túnel. Ao todo, 322 anéis de concreto já foram instalados.
“Hoje o shield, o tatuzão, chegou à Estação Eucaliptos, aqui ao lado de Moema. Ele faz o túnel e já concreta. Agora são 20 dias para revisão e ele [o tatuzão] retoma a atividade, até a Estação Moema e vai na proa até Chácara Klabin, passando por cinco estações. Nós esperamos que em um ano e meio o túnel saia lá por Chácara Klabin”, disse o governador Geraldo Alckmin.
O Megatatuzão escava, em média, 14 metros por dia, a uma profundidade de 30 metros da superfície e será responsável pela expansão de 4,8 quilômetros da Linha 5, entre o Poço Bandeirantes (na região do Campo Belo) até o Poço Dionísio da Costa (próximo da Estação Chácara Klabin). O trecho compreenderá as estações Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz (ligação com a Linha 1-Azul) e Chácara Klabin (ligação com a Linha 2-Verde).
O “Megatatuzão”, que pesa 1.500 toneladas e tem cerca de 180 pessoas trabalhando em sua operação, já havia sido utilizado nas obras da Linha 4-Amarela e foi reformulado para operar na expansão da Linha 5-Lilás, com aumento de seu diâmetro (passando de 9,41 metros para 10,58 metros). O equipamento escava, em média, 14 metros por dia, a uma profundidade de 30 metros da superfície.

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados