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Meio ambiente

Supermercados vão “emprestar” sacolinhas aos clientes

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Esta semana, entrou em vigor definitivamente o acordo entre a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e a Associação Paulista de Supermercados que determina o fim da oferta gratuita de sacolinhas plásticas nos supermercados, para que os consumidores levem as compras para casa. Depois de um acordo com o Ministério Público e o Procon, ficou acertado que as embalagens continuariam sendo oferecidas gratuitamente até dia 3 de abril, quando começariam a ser vendidas sacolas retornáveis por R$ 0,59.Vale alertar que o que entrou em vigor não é uma lei, como há veículos de imprensa divulgando, mas apenas um protocolo de intenções, ou seja, o comércio não é obrigado a deixar de fornecer as sacolas. Várias padarias, farmárcias, lojas de shopping centers, feirantes continuam distribuindo as sacolinhas livremente. Há uma lei paulistana que prevê a proibição em todo o comércio, mas ainda há liminar judicial impedindo que entre em vigor.Em março, o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) definiu que a campanha desenvolvida pelos supermercados – “Vamos tirar o Planeta do Sufoco” – deveria ser suspensa. Todos os conselheiros votaram para que as peças de propaganda fossem retiradas dos meios de comunicação e dos próprios supermercados, já que não há comprovação direta destes benefícios à natureza.Em meio à guerra de argumentos, o consumidor ainda está confuso e nem sempre sabe como agir ao sair para fazer compras ou quando volta do trabalho e passa pelo supermercado antes de chegar em casa. Mas, os supermercados paulistas divulgaram algumas informações que podem trazer um certo alívio. A oferta de caixas de papelão, embora não obrigatória, continuará sendo estimulada. E sacolas serão oferecidas para que o consumidor leve as compras para casa e depois tragam de volta. Ou seja, quem comprar uma dessas sacolas, chamada de Vai e Vem, poderá levar uma embalagem emprestada das lojas e reembolsar o valor pago assim que devolvê-la.A medida é interessante porque uma das contradições do banimento das sacolinhas plásticas nos supermercados está no incentivo desenfreado que se assistiu à compra das chamadas “ecobags” ou carrinhos estampados e outros artigos “da moda” para carregar as compras. Além do questionável método de produção da maioria destes objetos, muitos deles importados e de baixa durabilidade, o fato é que o consumidor se viu bombardeado com propagandas que incentivavam o consumo de artigos da moda, com diferentes cores, estampas, modelos, formatos… “Mas, a campanha não era para evitar excesso de produção e compras de supérfluos?”, questionaram-se muitos consumidores…A sacola “Vai e Vem” foi idealizada na Câmara Técnica do Procon. Segundo o presidente da APAS, João Galassi, assim que o grupo concluir o formato da operação, a entidade irá instruir seus associados para a implantação do projeto. “Depois de quase dois anos de campanha nos supermercados, de conscientização da população e do período de adaptação, estamos lançando novas ações para reforçar o nosso compromisso com o meio ambiente e pelo fim da cultura do descarte”, afirmou Galassi.A Associação Paulista de Supermercados (APAS) também anunciou que a distribuição gratuita de sacolas reutilizáveis realizada em 15 de março, Dia do Consumidor, que totalizou 5,2 milhões de unidades no Estado, será repetida na mesma data em 2013.A entidade ainda criou um canal direto com os consumidores que poderão tirar suas dúvidas até o dia 2 de maio, pelo telefone 0800-580-5000 (ligação gratuita). O serviço funcionará de segunda a sexta, das 9h às 21h.

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