Siga-nos

Turismo e Lazer

Subprefeituras escolhem ruas para abrir aos pedestres

Publicado

em

Audiências públicas serão promovidas em cada uma das 32 subprefeituras da cidade para definir que ruas terão trânsito interditado aos domingos para usos de lazer

A Engenheiro Luiz Gomes Cardim Sangirardi, na Aclimação, e o viaduto Hugo Beolchi, no Jabaqura, podem ser os endereços escolhidos na região para abertura aos pedestres, ciclistas, skatistas e patinadores, de forma definitiva, aos domingos, entre 10h e 17h. A interdição ao trânsito de veículos automotores uma vez por semana é a nova proposta da Prefeitura para estimular a ocupação das ruas com usos de lazer e pelos pedestres.
Mas, os endereços são ainda sugestões e para discutir o tema com a população serão realizadas 32 audiências públicas, uma em cada subprefeitura da cidade. Serão apenas trechos de vias com perímetro de um a três quilômetros e o objetivo é ocupar vias de grande relevância.
Na Vila Mariana, o encontro aberto acontece no dia 26 de setembro, na própria sede da Subprefeitura (Rua José de Magalhães, 550 – Vila Clementino), às 8h. No Jabaquara, a audiência está agendada para o dia 8 de outubro, às 18h30, também na sede da Subprefeitura, que fica na Avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira, 2314 – próximo ao terminal Jabaquara do metrô. O MInistério Público foi convidado a participar de todos os encontros.
A idéia é promover atividades artísticas, esportivas, gastronômicas e culturais gratuitas. Segundo a Prefeitura, além de incentivar a apropriação dos espaços públicos da cidade, consolidando as relações sociais nos bairros, as políticas do programa “Rua Aberta” também visam a incentivar a comercialização de artesanatos e alimentos de baixo custo, considerando os empreendedores e artistas locais como peças fundamentais neste processo, promovendo a inclusão cultural, geração de renda e a recuperação urbana de espaços degradados e sem uso.
Esportes, cultura e
empreendedorismo
Na área cultural, a restrição aos veículos irá permitir a realização de atividades que envolvam apresentações ao vivo de teatro, dança, música e artesanato.
Para incentivar práticas de esporte e lazer espontâneo, será possível fornecer materiais esportivos, como bolas, coletes e kits de recreação para as comunidades. Além disso, a ação também permitirá eventualmente a realização de campeonatos e festivais esportivos.
Com o programa será ainda possível realizar feiras gastronômicas e de artesanato, incentivando os empreendedores locais. Também está prevista no projeto a abertura de espaços para cooperativas e redes de economia solidária, a promoção de serviços aos empreendedores (abertura de crédito, informações sobre a legislação e cursos voltados ao empreendedorismo) e a busca de patrocínio e apoio de empresas privadas.
A iniciativa envolve as secretarias municipais de Coordenação das Subprefeituras, Transportes, Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, Cultura, Segurança Urbana, Esportes, além da CET e da Agência São Paulo de Desenvolvimento.

 

A Subprefeitura de Vila Mariana estuda incluir no projeto trecho da Av. Engenheiro Luiz Gomes Cardim Sangirardi, na Aclimação. Pela proposta, o trânsito é interditado aos domingos, das 10h às 10h, para usos de lazer, cultura e esportes na via

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados