Atendimento
Subprefeitura Jabaquara vai ganhar DescomplicaSP
A notícia já vinha circulando de maneira não oficial desde janeiro. Em julho, foi confirmada em um decreto publicado em Diário Oficial. Agora, as obras estão a todo vapor e já está certo: em janeiro de 2020 deve começar a operar uma unidade do DescomplicaSP no Jabaquara, no mesmo prédio da Subprefeitura.
Para quem ainda não conhece, o Descomplica SP, da Secretaria de Inovação e Tecnologia, é inspirado no Poupatempo, que é um programa estadual.
Nas unidades, ficam concentrados todos os serviços do município e ainda há caminhos para agilizar atendimentos em órgãos de outras esferas. A ideia é facilitar o atendimento às demandas da população, centralizando-nos nas unidades do programa que, por sua vez, ficam espalhadas pela cidade.
Já há quatro delas em operação: Campo Limpo, São Miguel Paulista, Butantã e Santana/Tucuruvi, ou seja, uma em cada zona da cidade.
Mas, como a proposta é facilitar o acesso do munícipe, a Prefeitura quer criar outras unidades e totalizar oito até o final de 2020. Além do Jabaquara, estão previstas unidades em São Mateus, Penha e Capela do Socorro.
A do Jabaquara está sendo montada no piso térreo do prédio da Subprefeitura e por isso vários outros departamentos estão mudando de lugar, lá dentro.
Foi uma verdadeira revolução na distribuição de mesas, estruturas e também de funcionários, desde o início do ano.
Agora, a Praça de Atendimento está operando no terceiro andar, fazendo com que os moradores tenham que subir de elevador ou escadas até lá. O mesmo acontece com a unidade do CATe (Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo).
Até o início de 2020, entretanto, a situação deve melhorar muito, já que boa parte o atendimento poderá ser concentrado pela nova unidade do Descomplica SP.
Serviços
O Descomplica SP dispõe de mais de 270 serviços, de 11 órgãos e secretarias, como a recolocação no mercado de trabalho, o pedido de seguro desemprego, a solicitação de bilhete único para idoso e pessoa com deficiência, além da emissão da carteira de trabalho, entre outros serviços. O espaço conta, ainda, com totens para realização dos serviços do Poupatempo, como a solicitação de 2ª via do RG e da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), e da SPTRANS, como a validação de créditos do bilhete único.
“Precisamos inovar constantemente e simplificar a vida na cidade. O Descomplica é um passo importante neste sentido pois aproxima a Prefeitura das pessoas. Ao ampliar a qualidade do atendimento das regionais evitamos que o cidadão tenha que deslocar-se até o centro expandido, garantindo mais conforto e menores gastos – de tempo e de dinheiro”, afirma o secretário municipal de Inovação e Tecnologia, Daniel Annenberg.
O programa já realizou mais de 400 mil atendimentos e registra índice de satisfação de 99% pelos usuários.
A grande novidade do Descomplica SP é o atendimento lado a lado. Servidor e cidadão estão mais próximos, reforçando os conceitos de colaboração, parceria e transparência.
Anderson
30 de setembro de 2019 at 21:57
Amanhã terá atendimento as que horas?
Jornal Zona Sul
1 de outubro de 2019 at 13:08
A Praça de Atendimento continua funcionando normalmente, de segunda a sexta, das 08h às 17h. O Descomplica SP, como indica a matéria, ainda está em obras e só deve começar a atender em janeiro de 2020