Siga-nos

Urbanismo

Subprefeitura Jabaquara usa equipamento para avaliar condições de árvores

Publicado

em

Por enquanto, o tempo na capital paulista está seco – até demais. Mas, em breve volta a temporada de chuvas e ventos fortes e, com ela, a queda de árvores que trazem prejuízos ambientais, ao trânsito e capacidade de deslocamento, à segurança das pessoas, ao forncimento de energia, além de eventuais perdas materiais e danos diversos.

Mas, será que há como evitar essas quedas? Uma das maneiras encontradas pela Prefeitura é o uso de um equipamento que avalia a estrutura e as condições das árvores. Atualmente, a Subprefeitura do Jabaquara está fazendo uso do equipamento em várias vias do bairro. Nos últimos quatro dias, foram 40 exemplares avaliados.

A Prefeitura de São Paulo e a Subprefeitura Jabaquara tem o serviço de análises de árvores com equipamentos Penetrógrafo.

A contratação deste aparelho se deu, pois as avaliações técnicas das árvores eram apenas visual, analisando apenas externamente suas condições. “O equipamento permite fazer um raio x da árvore.

Muitas vezes, externamente, não é possível perceber que o tronco está oco, por exemplo. O equipamento permite fazer essa análise”, diz o subprefeito Arnaldo Faria de Sá. Ele avalia ainda que, em última análise, o equipamento garante preservação ambiental.

“Somos vizinhos de uma importante reserva da Mata Atlântica, que é o Parque do Estado. E precisamos preservar a natureza cuidando das nossas árvores”, diz. Faria de Sá acrescenta ainda que o equipamento é uma forma de valorizar o trabalho dos engenheiros agrônomos da Subprefeitura.

Ouça a declaração do subprefeito, Armando Faria de Sá

O aparelho fazem a análise interna das árvores e indica a eventual existência de fungos, qualidade do tronco e outras características.

A ação preventiva foi feita em vias como as ruas Damasceno Vieira e Araquém, na Vila Mascote. A Prefeitura acredita também que o uso do aparelho evita a poda desnecessária de espécies centenárias, indicando quais as árvores que efetivamente estão com condições fitossanitárias comprometidas.

Solicitação de podas

A execução de qualquer serviço em área pública só pode ser realizada por agente da Prefeitura e após avaliação técnica realizada por engenheiro agrônomo ou biólogo da Prefeitura sobre a situação da árvore e a necessidade ou não de algum serviço ser executado nela.

Os munícipes podem solicitar esse tipo de serviço no portal de atendimento SP 156, na central telefônica 156, nas praças de atendimentos das Subprefeituras e nas unidades do Descomplica SP.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados