Siga-nos

Problemas na região

Subprefeitura faz mutirão de poda, mas árvores mortas permanecem nas ruas

Publicado

em

Na semana passada, o jornal São Paulo Zona Sul mostrou uma árvore que estava presa apenas por parte do caule, após ter interditado uma rua, em Mirandópolis. Os próprios moradores se viram obrigados a escorar a árvore com tábuas, de modo que a via e a calçada fossem liberadas. Eles contavam que, apesar de vários telefonemas à Subprefeitura, eram informados de que não havia equipes suficientes para atender a demanda. Pelo jeito, os funcionários públicos sabiam o que estavam dizendo. Até ontem, quinta, dez dias após a queda, a árvore ainda estava lá. Agora, amparada por uma corda amarrada a um dos galhos…

Ao ver nossa equipe no local, moradores foram não apenas reclamar da indiferença da Subprefeitura aos pedidos para remoção dessa árvore, mas também contar que estão assustados. Na Rua dos Iris, ali ao lado, duas outras árvores estão com o tronco oco. A vizinhança acredita que, após o ataque por pragas, estão mortas. Uma delas passou por poda em V, pela Eletropaulo – aquela que retira apenas os galhos que atingem a fiação. Para a comunidade local, outro motivo de risco, já que agora a árvore estaria instável, mais suscetível a quedas em dias de tempestades e ventanias.

Mas, apesar dos vários apelos à Subprefeitura local, nada foi feito. “Estão esperando cair a árvore sobre alguém, esperando uma tragédia”, disse um morador.

Interessante é saber que as equipes de poda da Subprefeitura estavam nas ruas no fim de semana, em um mutirão de podas determinado pelo prefeito Gilberto Kassab. Objetivo: prevenir quedas decorrentes dos temporais. As equipes locais, entretanto, trabalharam apenas em duas avenidas locais.  Composta por duas equipes de manejo, com 24 funcionários e 4 caminhões, a força tarefa, fez podas na Avenida República do Líbano no sábado, 4, e na Avenida Indianópolis no domingo, 5.

O próprio prefeito Gilberto Kassab foi um dos que participou do mutirão, desenvolvido em parceria com a Eletropaulo em cinco regiões da Cidade – Sé, Vila Mariana, Pinheiros, Mooca e Lapa.

A Vila Mariana foi a segunda a executar mais podas: 23 durante o fim de semana, contra 120 da Mooca. Segundo a Prefeitura, o mutirão de poda de árvores é uma ação preventiva que visa a diagnosticar a situação da vegetação para promover as ações necessárias à segurança da população. Em 2010, as subprefeituras receberam cerca de 300 mil pedidos para poda de árvores na Cidade e realizaram mais de 700 mil intervenções. O programa de poda de árvores faz parte do Projeto Identidade Verde, da Secretaria Municipal da Coordenação das Subprefeituras que, por sua vez, é promover um minucioso diagnóstico de árvores, a partir do qual serão realizadas intervenções necessárias que podem variar de uma simples poda ou reforma de um canteiro até a remoção ou transferência de uma árvore.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados