Siga-nos

Cultura

Sobreviventes de Hiroshima vão subir ao palco do João Caetano

Publicado

em

Em 6 de agosto de 1945, uma bomba atômica devastava as cidades de Hiroshima e Nagasaki, no Japão, fazendo centenas de vítimas fatais e deixando outros tantos marcados pelo resto de suas vidas. Alguns sobreviventes vivem no Brasil e vão contar essa história em uma apresentação no teatro João Caetano, intitulada “Os Três Sobreviventes de Hiroshima”.

A apresentação faz parte de uma mostra ainda mais ampla e tocante. “Paz em Cena” é composta de três espetáculos adultos e um infanto-juvenil, que juntos podem ter o poder de fazer refletir, gerar debates pela não violência e estimular a convivência entre seres humanos. A estreia está marcada para a próxima sexta, dia 4, e se estende pelo mês de agosto.

Além dos Sobreviventes de Hiroshima, o público poderá conferir Os Pássaros de Sadako e Gandhi, além do infanto-juvenil Dois Idiotas sentados cada qual no seu barril, sempre de quinta a domingo. Está programada também a exibição de documentário, palestra, debate e leitura de espetáculo teatral inédito. Às quintas a entrada é franca. O valor dos ingressos é popular: R$ 20 adulto e R$ 15 infantil (inteiras).

Na peça “Os Três Sobreviventes de Hiroshima”, dirigida e escrita por Rogério Nagai, três pessoas que escaparam com vida da explosão da bomba atômica no Japão. Trabalhando com o conceito de biodrama, uma espécie de teatro biográfico, a peça será apresentada entre os dias 12 e 26 – sábados, 21h.

Entre os dias 6 e 27 (domingos, 19h), a peça “Gandhi – Ética Inspiradora”, de Miguel Filliage, conta a história da luta pacífica do líder indiano pela independência da Índia. Já a peça “Os Pássaros de Sadako”, de Geraldo Fernandes, em cartaz entre os dias 4 e 25 (sextas, 21h), inspira-se na história real de Sadako Sasaki, uma atleta que faleceu aos 12 anos. Quando estava no hospital, a garota recebeu pássaros de papel chamados Tsurus e, com base em uma lenda japonesa que dizia ser necessário fazer mil deles para ter um desejo atendido, começou a dobrar os pássaros de papel, pedindo a paz mundial e a cura da sua doença. Em homenagem à garota, foi construído um monumento em Hiroshima, o Monumento da Paz às Crianças.

A programação ainda inclui o espetáculo infantil circense “Dois Idiotas Sentados Cada Qual no seu Barril”, dirigido por Stella Tobar (sábados e domingos, 16h).

Às quintas, há documentários e debates: bate papo com a escritora holandesa Nanette Blitz Konig, dia 10, em que ela fala sobre o seu livro “Eu Sobrevivi ao Holocausto” (10/08, quinta às 20h); a exibição do documentário alemão “Auschwitz, Holocausto – períodos da vida de Werner Bab”, de Christian Ender, seguida de debate com o professor de direito internacional Flávio de Leão Bastos Pereira (17/08, quinta às 21h); a leitura dramática da obra “O Verdadeiro Pai da Bomba Atômica”, de Murilo Dias César (24/08, às 21h); e a exibição do animê “Gen – Pés Descalços”, de Mori Masaki, adaptação do mangá de Keiji Nakazawa sobre a experiência do autor como sobrevivente de Hiroshima (06/08, 16h).

O Teatro João Caetano fica na Rua Borges Lagoa, 650 – Vila Clementino – próximo à estação Santa Cruz do metrô. Fone: 5573-3774

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados