Siga-nos

Ecourbis

Seu vizinho cuida da limpeza do bairro?

Publicado

em

Cuidar da cidade é uma tarefa coletiva. Há um prefeito, secretários, vereadores e funcionários públicos, empresas prestadoras de serviço… E há os cidadãos que nela vivem. Todos podem e devem contribuir para uma melhoria da qualidade de vida coletiva. E deixar a cidade limpa é uma das principais responsabilidades. Uma tarefa que cabe a todos nós e deve ser realizada individual e coletivamente.

Além de cuidar de seu próprio lixo doméstico, evitar a produção de resíduos em locais públicos ou no escritório, cada cidadão ainda deve buscar agir coletivamente e engajar seus vizinhos, colegas de trabalho, amigos e familiares em ações simples, espalhando informações, incentivando uma nova postura.

Cada um de nós é responsável pelo lixo que gera.  Se você já participa ativamente, reduzindo a quantidade de lixo gerada em sua casa e escritório, separando o material reciclável, evitando o desperdício e reaproveitando tudo: alimentos, embalagens, doando tudo, talvez seja hora de ir além e contribuir para melhorar seu próprio bairro, com atitudes simples.

Embale o lixo corretamente

Se há algo que prejudica muito a cidade é o lixo em lugar errado, na hora errada, de forma errada. Resíduos espalhados pelas ruas comprometem a estética e preservação urbana, além de provocarem a proliferação de insetos e animais peçonhentos, que transmitem doenças.

O lixo doméstico deve ser acondicionado em embalagens resistentes e colocados na rua apenas duas horas antes de o caminhão passar por sua rua. Para saber o horário exato, basta consultar em www.ecourbis.com.br/ecoleta.aspx ou no site da Prefeitura. Seus vizinhos colocam o lixo em horário ou data errada? Alerte.

Há imóveis abandonados perto de sua casa onde o lixo pode estar acumulando? Denuncie pela central de atendimento da Prefeitura: telefone 156.

Participe da coleta seletiva

A concessionária Ecourbis Ambiental é responsável tanto pela coleta regular como pela seletiva, porta a porta, nas zonas Sul e Leste de São Paulo. Assim, a data e o horário da coleta de recicláveis também estão no site www.ecourbis.com.br/ecoleta.aspx. É muito simples destinar corretamente o material e se você percebe que a maioria dos vizinhos não participa, divulgue.

Basta ensacar todos os materiais recicláveis e disponibilizar pouco antes do horário previsto. Todo material é levado à central de triagem ou a cooperativas parceiras que separam os itens e encaminham à reciclagem.

Se preferir, pode ainda levar a estações de coleta seletiva disponíveis em supermercados ou entregar em cooperativas.

Outra alternativa, ainda, é trocar os itens recicláveis por descontos na conta de energia elétrica. O programa Recicla Mais Eletropaulo aceita papel, metal, vidro, plástico e embalagens longa vida. Para consegueir os descontos, é preciso ir até um dos postos de troca, fazer um cadastro e passar a deixar lá seus recicláveis.

São poucos postos na cidade: um  na universidade Mackenzie (Rua da Consolação, 968), outro no Assaí Diadema (Av. Piraporinha, 1144). Para conferir todos os endereços e horários de funcionamento dos postos, acesse: http://eletropaulosustentavel.com.br/pt/noticias/item/recicle-mais-pague-menos.

Há ainda máquinas que convertem recicláveis em descontos na conta de energia da Eletropaulo ou outros bônus. Mas as “Retorna Machine” só aceitam latinhas de alumínio e garrafas pet. Há unidades delas nas lojas do Carrefour Imigrantes e Carrefour Interlagos, estações República, Luz, Pinheiros e Faria Lima do metrô.

Sugira formas de reaproveitamento

Tem um grupo em redes sociais ou em aplicativos de mensagens com vizinhos de sua rua ou bairro?

Compartilhe informações sobre a coleta regular, a coleta seletiva e também traga sugestões para que todos possam reduzir a quantidade de lixo gerada.

É importante ainda dar dicas de reaproveitamento. Indique aos vizinhos que potes de vidro, plástico ou alumínio, além de caixas e sacolas de papel ou papelão podem ser reaproveitados para outras finalidades. Da mesma forma, indique receitas que utilizem integralmente o alimento.

Participe de horta comunitária

Outra boa ideia para quem quer atuar para além dos muros de casa e contribuir para reduzir a geração de lixo na cidade e melhorar o próprio bairro é integrar grupos que montam hortas comunitárias.

Na região, há duas delas em funcionamento: na Saúde e no Paraíso (Centro Cultural São Paulo). Nelas, o plantio e os cuidades acontecem em sistema de mutirão, com a participação de todos, e distribuição dos alimentos produzidos.

Os integrantes ainda podem levar material para produzir humus em composteiras:  restos de frutas, verduras, legumes crus sem temperos, borra de café com filtro, casca de ovo. Não pode: carne, alimentos processados ou temperados etc.). Também é possível levar folhas de seu jardim secas, palha, serragem sem tratamento químico etc.

A horta da Saúde vida na Rua Paracatu, 66. Os mutirões coletivos acontecem todo segundo domingo do mês, das 9:00 às 13:00h, exceção aos feriados e datas especiais como dia das mães e dos pais (adiado para o próximo domingo ou outra data a ser anunciado no dia do evento). No Centro Cultural, também há mutirões aos domingos, mas consulte a agenda em https://www.facebook.com/hortaccsp/    

Espalhe informações úteis

Além da coleta regular e da coleta seletiva, há na cidade outros serviços importantes para que se mantenha limpa e bem cuidada. Alguns deles, ainda pouco conhecidos.

Nos Ecopontos, por exemplo, é possível despejar pequenas quantidades de entulho, de forma gratuita, quando se faz uma obra pequena em casa. Os endereços estão em encurtador.com.br/wZ013.

Outro serviço gratuito e importante é o cata-bagulho, que remove materiais inservíveis como móveis velhos, eletrodomésticos quebrados, pedaços de madeira e metal, também de forma gratuita, em datas previamente agendadas – em geral aos sábados pela manhã.

Para saber quando vai passar em sua rua, consulte: encurtador.com.br/gAOQ9.

Também é possível organizar ações e sua rua, seu condomínio, na escola das crianças para divulgar essas informações.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados