Siga-nos

Segurança

Seu bairro pode ser mais seguro?

Publicado

em

Protesto, manifestações são palavras da moda. Mas, o que exatamente quer o brasileiro? Como atingir as metas desejadas de qualidade de vida no país? As propostas são viáveis? O que é feito com os recursos públicos em sua região? Se levarmos em consideração que a segurança é uma dos principais reivindicações brasileiras, uma boa dica pode ser participar dos Conselhos Comunitários de Segurança na região.

Lançados na década de 1980, os Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) têm por objetivo a aproximação entre a população e as autoridades policiais do bairro ou município. No Estado todo, são cerca de 900 e representam uma ferramenta de participação popular na segurança pública. Todos os dias, novos Consegs têm sido homologados pela Secretaria da Segurança Pública de São Paulo.

Os Consegs foram criados por meio de um Decreto Estadual de 1985, pelo então governador André Franco Montoro. Conferem o direito da população de se encontrar face a face com os chefes de polícia de sua região, onde podem ouvir esclarecimentos, apresentar sugestões, solicitações, elogios e desenvolver campanhas e projetos com o objetivo de alcançar melhoria de qualidade de vida e segurança da comunidade.

As reuniões ordinárias de cada conselho são mensais, em imóveis abertos ao uso comunitário, seguindo uma agenda definida por período anual. Cada Conseg tem como representantes o comandante da PM e o delegado titular da Polícia Civil na área.

Na região, existem quatro Conselhos: Jabaquara, Vila Mariana/Paraíso, Saúde e Campo Belo. As datas de reunião são fixas e os endereços dos encontros, em alguns deles, também.

As autoridades policiais procuram voluntários na comunidade, com espírito de liderança e comprometimento com a população. Participam também das reuniões dos conselhos representantes dos poderes públicos, das entidades associativas, dos clubes de serviço, da imprensa, de instituições religiosas e de ensino, de organizações da indústria, do comércio, de prestação de serviços, além de líderes comunitários que residem, trabalham ou estudam na região. Além das reuniões mensais, os Consegs realizam campanhas educativas com grupos de pessoas do mesmo bairro ou município que constituem os conselhos.

Atenção às próximas datas na região e participe.

Jabaquara/Americanópolis – 16/09; 19h00

Sociedade Amigos da Cidade Vargas: Rua 20 de Setembro, 2 – próximo ao terminal Jabaquara do metrô.

As reuniões ocorrem todas as terceiras segundas-feiras do mês, sempre no mesmo endereço e horário.

Paraíso/Vila Mariana – 24/09; 20h

Auditório da ESPM, à RuaDr. Álvaro Alvim, 123.

Reunião sempre na última terça-feira do mês, sempre no mesmo endereço e horário.

Vila Clementino/Saúde; 26/09; 20h

Sede da Associação Cultural Saúde – Rua Diogo Freire, 307 – Jardim da Saúde

Reunião sempre na última quinta-feira do mês, com revezamento de endereços (para conferir os locais dos próximos encontros, consulte www.consegsaude.com.br).

Conseg Campo Belo/Jardim Aeroporto

27/08/2013 às 19:30 – Clube da Comunidade Campo Belo – CDC – Rua Sapotí No 20 – Campo Belo. Também reveza endereços – é preciso checar a agenda no site dos conseg´s.

Outras informações sobre as atividades, datas dos encontros e eventos dos Consegs estão disponíveis no site www.conseg.sp.gov.br ou pelo telefone 3291-6548.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados