Meio ambiente
São Paulo disputa desafio das cidades
Internautas podem votar no melhor projeto de sustentabilidade e sugerir propostas para a cidade onde vivem
Paralelamente à Hora do Planeta, iniciativa da WWF-Brasil que está já em sua sétima edição e tem por objetivo alertar sobre o aquecimento global e os excessos da cadeia produtiva em todo o mundo, está sendo realizado o Desafio das Cidades. Será a primeira vez em que o Brasil participa desta votação, que irá eleger a capital mundial líder em iniciativas que levam ao desenvolvimento da economia de baixo carbono. As três maiores capitais brasileiras estão na disputa: São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Outras cinco haviam se candidatado – Betim, Manaus, Porto Alegre, Fortaleza e Sorocaba – mas não foram selecionadas.
Em São Paulo, as propostas apresentadas no concurso estão relacionadas à mobilidade urbana, com investimentos em transformação total da frota de ônibus para uso de fontes renováveis de combustível. Qualquer pessoa pode votar, acessando o site www.welovecities.org/pt.
O interessante da proposta é que, além de votar, o público pode sugerir projetos para melhorar a qualidade de vida e proteger o meio ambiente nestas cidades, com propostas sustentáveis em áreas como transporte, energia, edifícios, resíduos ou outro que tenha em mente.
“Com o Desafio das Cidades, vamos além da Hora do Planeta, com o objetivo de estimular a criação e disseminação de melhores práticas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas por meio de planos ambiciosos, inspiradores e factíveis para o desenvolvimento de uma economia de baixo carbono”, diz a secretária-geral da WWF-Brasil, Maria Cecília Wey de Brito.
A Ong alerta que metade da população mundial vivem hoje em cidades e não no campo. É no ambiente urbano que são geradas mais de 70% das emissões de dióxido de carbono do mundo e, nesse sentido, o Desafio das Cidades da Hora do Planeta (Earth Hour City Challenge) busca identificar e destacar exemplos positivos e obter apoio das cidades na transição em direção a um futuro de clima mais ameno para o planeta. O objetivo é que as participantes pensem em soluções rumo a um futuro sustentável com a força da energia renovável.
O site ainda permite que o internauta manifeste seu amor pelas cidades brasileiras finalistas, baixando um pacote de imagens e compartilhando nas redes sociais. Mesmo as cidades que não forem vencedoras receberão a lista de sugestões enviadas pelos participantes.
No ano passado, 113 municípios brasileiros participaram da Hora do Planeta, totalizando 627 monumentos, prédios históricos e espaços públicos que apagaram as luzes na hora marcada. A Hora do Planeta 2014 será realizada no sábado, 29 de março, das 20h30 as 21h30. Os dois municípios vencedores do Desafio dass Cidades, entre os 50 participantes de 13 diferentes países, serão conhecidos no dia 28 de março, eleitos por um júri de especialistas e pelo voto popular.
antonio jose gomes marques
14 de março de 2014 at 22:07
Acho louvável essa atitude de usarem biocombustível.Isso já deveria ter sido implantado e também aumentar a frota de ônibus elétricos,e a gás,inclusive com a queima do bagaço da cana de açúcar.O Brasil pode ser o numero UM em
combustíveis alternativos e NAO poluentes.