Siga-nos

Meio ambiente

Ruído será debatido na cidade

Publicado

em

VOCÊ SABIA?

São Paulo é a quinta cidade mais ruidosa do mundo, de acordo com pesquisas feitas pela Organização Mundial de Saúde. Embora poucos se atentem, a poluição sonora é prejudicial à saúde e uma das formas mais graves de agressão ao meio ambiente. Seres humanos podem perder audição, em casos de exposição constante ao barulho excessivo, mas mesmo níveis mais baixos ou raros causam problemas como estresse, baixa produtividade e até doenças, como insônia e pressão alta. São verificadas ainda mudanças de comportamento de várias espécies animai: basta ver a reação de cães em dias de tempestade ou soltura de fogos para se ter ideia do que o barulho constante pode provocar a todas as espécies de aves que habitam parques, por exemplo. Na cidade de São Paulo, de acordo com relatório anual da Ouvidoria, em 2013, a perturbação ao silêncio foi a terceira maior fonte de reclamação dos paulistanos e, da mesma forma, é um dos principais motivos pelos quais as pessoas buscam apoio da Polícia Militar.
Dois grandes eventos nos próximos dias vão discutir a poluição sonora e formas de combatê-la em tempos de urbanização acelerada. Nos dias 28, 29 e 30 de abril, a Câmara Municipal de São Paulo realizará a I Conferência Municipal sobre Ruído, Vibração e Perturbação Sonora. O evento acontece por ocasião do Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído, o International Noise Awareness Day (INAD), cuja data oficial neste ano é 30 de abril. A Conferência é uma realização conjunta com a ProAcústica (Associação Brasileira para a Qualidade Acústica) e contará com diversos painéis temáticos e a participação de especialistas brasileiros e internacionais. Com isso pretende-se criar um quadro detalhado dos problemas que o ruído causa à saúde humana e expor experiências bem-sucedidas de controle dessas emissões no Brasil, Espanha e Portugal. Todas as informações estão no site www.conferenciaruidosp.com.br.
Em maio, a Umapaz (Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura da Paz), da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, vai promover o curso “Poluição Sonora e os Impactos na Saúde”. Os encontros acontecerão todas as sextas-feiras (dias 9, 16, 23 e 30), das 9h às 12h, na sede da entidade, que fica no Parque do Ibirapuera. O objetivo é promover a troca de informações sobre a poluição sonora na cidade de São Paulo, refletindo sobre os aspectos legais, a educação ambiental e os impactos na saúde. Há apenas dez vagas para munícipes e as inscrições devem ser feitas pelo email inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br. Informações: www.blogumapaz.blogspot.com.br

 

Poluição sonora Causa doenças e estresse, além de estar no topo das queixas da população

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados