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Trânsito

Rua Madre Cabrini ganha faixa ao lado de ciclovia

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Está no Código Brasileiro de Trânsito, mas ainda é novidade para os motoristas paulistanos: a sinalização de horizontal se apresenta em cinco cores, sendo que a “azul” deverá ser utilizada nas pinturas de símbolos em áreas especiais de estacionamento ou de parada para embarque e desembarque.
E foi isto que aconteceu na Rua Madre Cabrini, na Vila Mariana, onde recentemente foi implantada uma ciclovia – aquela pista com solo pintado em vermelho, como também determina o CBT. Como a via é área de intenso embarque e desembarque de alunos, por conta de instituições de ensino como o Colégio Madre Cabrini, a Companhia de Engenharia de Tráfego resolveu criar também uma área especial, de solo azul, para demarcar a área de embarque e desembarque dos alunos, o que ocorre em horários específicos e não o dia todo. A novidade, entretanto, pegou muitos de surpresa e ainda veio a aumentar a polêmica em torno da criação de ciclovias e estímulo ao uso da bicicleta na cidade.
Pais de alunos e motoristas que passam com frequência por ali não gostaram e passaram a declarar que querem a pista exclusiva de bikes removida dali, como ocorreu em trecho de ciclovia que teve trajeto modificado em Higienópolis.
A CET diz que manteve reunião com a direção do Colégio Madre Cabrini, explicando as mudanças do trânsito no local em razão da instalação da ciclovia e que os funcionários da escola receberam treinamento dos Educadores de Trânsito da CET para o trabalho de entrada e saída da escola em conjunto com os Agentes da CET. O treinamento dos funcionários foi feito nas dependências da escola e além do treinamento, Educadores da CET acompanharam a entrada e saída dos escolares por três dias na semana passada.
Informou também que foi elaborado folheto para distribuição aos pais dos alunos, explicando sobre as mudanças e de como ficaria a nova área de estacionamento em frente à escola. A sinalização foi adequada para a operação de embarque e desembarque com a implantação de área de segurança para os alunos, o que permitiu a passagem da ciclovia junto ao passeio.
Os técnicos da empresa explicam que a sinalização horizontal da ciclovia está intercalada por faixas brancas, que garantem a área de travessias de pedestres – o mais vulnerável e prioritário elemento no trânsito, vale lembrar. E dizem que, além disso, a sinalização vertical distribuída ao longo do trecho possui placas de advertência e regulamentação tanto para pedestres quanto aos ciclistas sobre a existência dessa área compartilhada.
Compartilhar, aliás, é um verbo que parece já bem assimilado pela população no que se refere às redes sociais e internet. Mas quando se trata de compartilhar a vivência e o espaço viário de uma cidade como São Paulo, a mentalidade e os hábitos ainda precisam ser completamente modificados…
Este novo trecho com 700 metros, complementa ciclovia do Jabaquara que passa a interligar-se com as ciclovias Vergueiro/Liberdade e do Centro proporcionando a conexão cicloviária entre as regiões de São Judas, Vila Mariana, Paraíso, Liberdade, Centro, Santa Cecília, Barra Funda, e Perdizes etc

 

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