Problemas na região
Rua Guapuã passa por obras
Durante muitos anos, a Rua das Hortências, em Mirandópolis, precisou passar por frequentes serviços de tapa-buracos e reposição de asfalto. A rua chegava a afundar e, moradores antigos garantem, a chave do problema é o fato de a região ser o vale do córrego Paraguay. Até que foi necessário interditar a via e refazer toda a rede de esgotos.
Agora, a Sabesp resolveu fazer também a troca de toda a rede da via paralela à das Hortências. No primeiro semestre deste ano foi a Rua Guapuã, outra que desemboca na Avenida José Maria Whitaker, passou por mudança da tubulação.
Depois, em julho, a Subprefeitura de Vila Mariana tocou obras de recapeamento asfáltico em toda a via.
Praça
A mesma via tem outro pedido de moradores de Mirandópolis. A moradora Elaine Bastos não é a primeira a questionar por que uma área verde na esquina da Rua Guapuã com a mesma Avenida José Maria Whitaker está fechada, há anos. A pracinha é envolta em uma cerca, com portões fechados por cadeados, apesar de ser uma área pública remanescente.
“A área é pequena, mas muito boa, poderia ser aproveitada para as crianças. Já conseguimos em nosso bairro aparelhos para que todos possam fazer atividades físicas, mas não há nenhum espaço com brinquedos simples para as crianças”, diz a moradora .
Mas, a questão não é simples nem é consenso. Muitos vizinhos temem que a praça passe a ser utilizada por usuários de drogas ou por moradores de rua, que já vivem em áreas próximas como os baixos do viaduto Onze de Junho.
O jornal São Paulo Zona Sul encaminhou o pedido à Subprefeitura de Vila Mariana para análise de projeto.