Siga-nos

Meio ambiente

Retalhos de confecções serão reciclados

Publicado

em

VOCÊ SABIA?

O consumo responsável estabelece uma visão ampla de cidadania: todo artigo comprado carrega um custo ambiental em matéria-prima, uso de energia e água, assim como de preocupações com relação ao descarte pós uso. Mas, há alguns itens que antes mesmo de serem utilizados geram descartes: é o caso dos retalhos de roupas. Para se ter uma ideia, só na região dos bairros do Bom Retiro, Brás e Mooca, há cerca de 1700 confecções que geram, por dia, 12 toneladas de resíduos têxteis. Para organizar este descarte, o Sindtêxtil (Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem do Estado de São Paulo, assinou no mês passado um protocolo de intenções de implantação do chamado Projeto Retalho Fashion, em parceria com a Prefeitura de São Paulo.
A proposta prevê, paralelamente, a preservação ambiental e a geração de renda com ocupação qualificada, criando condições socialmente justas de trabalho para os trabalhadores que dependem desse meio para subsistência, além de contribuir para a melhoria da limpeza nas áreas envolvidas.
Atualmente, os resíduos coletados têm sido encaminhados para os aterros sanitários por falta de um programa de coleta específico. Com o Retalho Fashion, a ideia é encaminhá-los para cooperativas, que ficarão responsáveis pela separação e envio do material para unidades recicladoras.
O projeto será dividido em três etapas, com a meta de formalizar o trabalho dos catadores, reaproveitar os resíduos através de empresas recicladoras. A primeira etapa já está em execução, com o levantamento preciso dos volumes gerados e diagnóstico da região: cada confecção está respondendo a um questionário que permitirá a efetiva coleta dos resíduos.
A reciclagem de retalhos pode produzir forração de automóveis, fios, tecidos, tapetes, não-tecidos, sacolas de supermercado e mesmo roupas. O mais interessante é que atualmente só o estado de São Paulo importa retalhos para a produção destes artigos: são mais de 1.700 toneladas por ano. Em uma conta rápida, percebemos que jogamos mais retalhos no lixo do que compramos de outros países.

 

Toneladas de tecidos deixarão de ir para o lixo comum diariamente com novo projeto

Advertisement
1 Comentário

1 Comentário

  1. NAIR

    23 de agosto de 2021 at 21:54

    Presiso de doação de retalhos de tecidos de algodão vcs tem so voluntária encino as idosas com depressão a faser bonecas de pano terapia de depressão obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados