Siga-nos

Construção e Reforma

Rede elétrica exige atenção durante reformas

Publicado

em

Esta semana, dois pedreiros morreram na Rua Padre Machado, em uma obra para onstrução de uma padaria. Eles trabalhavam sobre um andaime próximo à rede elétrica sofreram uma descarga elétrica de alta voltagem, após uma régua de alumínio de 2 m atingir a fiação. As causas e responsabilidades ainda serão investigadas, mas vale lembrar que a orientação da Eletropaulo é manter distâncias seguras para a instalação de antenas de TV, de andaimes metálicos, utilização de rolos de pintura, vergalhões, barras metálicas e tábuas.
Infelizmente, o caso registrado na Vila Mariana não é fato tão raro. Nos últimos cinco anos, a AES Eletropaulo registrou 611 acidentes com a população envolvendo a rede elétrica. Em 2011, foram 87, sendo 16 fatais. Segundo a empresa, as causas mais comuns de acidentes com a rede elétrica incluem motivos como: construção civil (65%), pipas/papagaios (15%), antena de TV (11%) e ligação clandestina (9%).
Assim, quem pretende reformar a casa ou escritório precisa ficar atento na hora de contratar empresas ou profissionais para o serviço e exigir que as normas de segurança sejam seguidas.
Muita gente não sabe, mas a própria AES Eletropaulo possui programas para a conscientização da população que contam com 150 conferencistas treinados e equipados para ministrar palestras sobre segurança. Para solicitá-las gratuitamente, basta acessar o site www.aeseletropaulo.com.br e clicar no link Segurança. A empresa também promove blitze em obras para identificar possíveis problemas.
“O trabalho de educação e conscientização é a melhor maneira de evitar acidentes. Muitos casos acontecem em pequenas construções, em que os operários trabalham na informalidade e não recebem orientações adequadas sobre segurança com a rede elétrica”, afirma Marcelo Puertas, gerente da área de Segurança da AES Eletropaulo.
Seguir algumas dicas básicas já é um grande passo para garantir a segurança. Segundo a Eletropaulo, o primeiro ponto a ser observado é a distância da rede elétrica, que deve ser de no mínimo três metros em reformas e reparos. É preciso ter cuidado especialmente com lajes e construções de dois ou três pavimentos, que ficam mais próximas dos fios elétricos e não se deve avançar a construção para a calçada.
Para colocar uma antena em casa, só faça a instalação se o tempo estiver bom e se mantenha sempre longe dos fios elétricos. Calcule a distância para que, em caso de queda, a antena não toque os fios. Se a antena cair em direção à rede elétrica, chame a AES Eletropaulo.
Nunca se aproxime de fios partidos ou caídos na rua e não suba em postes ou torres de linhas de transmissão. Outro cuidado essencial é com a poda de árvores – se estiverem perto da rede elétrica, também deve ser chamada a concessionária.

 

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados