Siga-nos

Sem categoria

Quase três mil pessoas querem ser conselheiros em subprefeituras

Publicado

em

Terminou o prazo para inscrição de pessoas interessadas em acompanhar de perto o que vem sendo feito nas subprefeituras da cidade. Quase 3 mil candidatos se inscreveram, espalhados por todas as 32 subprefeituras da cidade, e vão disputar votos em eleição coordenada pelo Tribunal Regional Eleitoral, com caráter oficial. Ou seja: haverá dez mil urnas eletrônicas distribuídas pelos 96 distritos da cidade e cada eleitor terá endereço certo para votar, mediante apresentação de títulos ou documento de identificação…
Na média, são 2,5 pessoas disputando cada uma das vagas – mas em algumas regiões a disputa promete ser mais acirrada que em outras. Vale lembrar que a escolha será por subprefeituras, embora esteja prevista a eleição de representantes de todos os distritos. Por exemplo, na Subprefeitura de Vila Mariana, entre os 34 candidatos eleitos, deverá haver representantes dos distritos Moema, Saúde e Vila Mariana. A Prefeitura ainda não explicou como será feita esta divisão e nem quantos candidatos são de cada distrito, mas na área da Sub VM serão 64 candidatos.
Já no Jabaquara, a disputa é um pouco mais apertada, com quase três disputando cada vaga. Lá, onde há apenas um único distrito, serão 22 eleitos, mas há 61 pessoas disputando estas vagas.
E no vizinho distrito do Ipiranga, onde está uma das maiores comunidades da cidade (Heliópolis) e onde há também três distritos – Cursino, Sacomã e Ipiranga – a disputa supera os 3 candidatos por vaga. São 143 moradores da região tentando conquistar as 47 vagas disponíveis.
No total, serão eleitos pelo voto 1.125 representantes da sociedade civil, que formarão um colegiado para ampliar a participação popular e a transparência nos governos locais. Cada subprefeitura terá no mínimo 19 representantes e, no máximo, 51 integrantes dentro do Conselho Participativo Municipal. Na média, haverá um conselheiro para cada 10 mil habitantes, divididos proporcionalmente em cada região.
Nenhum deles receberá salários e o mandato tem duração de dois anos. Em 2015, haverá nova escolha e, os eleitos se manterão como conselheiros até o mandato seguinte de prefeitos.
Ainda no dia 28 deste mês, as Comissões Eleitorais instaladas nas subprefeituras publicarão os nomes dos candidatos habilitados em todas as regiões.
O secretário de Relações Governamentais, João Antonio, acredita que a grande procura pelas inscrições decorreu do trabalho de divulgação. “Agora é trabalhar para uma ampla divulgação do processo eleitoral, chamar a sociedade para participar ativamente da votação em dezembro e construir conselhos com força política e apoio popular”, disse.
Os futuros membros do Conselho terão a missão de fiscalizar, participar do planejamento e da aplicação de recursos públicos e das políticas públicas nos distritos e subprefeituras. A eleição é por voto direto, secreto e facultativo dos moradores do município. Por se tratar de um colegiado independente, os eleitos terão autonomia para acessar informações públicas, sugerir medidas e contestar atos do poder público nas regiões para as quais forem escolhidos pela população.
A eleição para os membros do Conselho Participativo será realizada no dia 8 de dezembro e logo no início de 2014 começam os encontros. As pessoas deverão comparecer às seções eleitorais e apresentar título de eleitor e documento oficial com foto.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados