Siga-nos

Meio ambiente

Quanto duram os produtos novos?

Publicado

em

Consumidores brasileiros terão acesso a avaliação do ciclo de vida dos produtos

OBrasil tem, desde o final de outubro, uma Rede Empresarial Brasileira de Avaliação de Ciclo de Vida. Os consumidores poderão conhecer quais são os impactos ambientais de todas as etapas do processo produtivo de itens que fazem parte de seu consumo diário, para que possa fazer escolhas mais conscientes e, consequentemente, as empresas poderão tomar decisões para melhorar processos, produtos e serviços.
Até mesmo os produtos a serem comprados por órgãos públicos e governamentais deverão ser balizados pela avaliação do ciclo de vida de cada artigo.
A iniciativa é uma parceria de nove grandes empresas juntamente com o Insituto Akatu para o Consumo Responsável e Associação Brasileira de Ciclo de Vida. As empresas que fazem parte do novo grupo são Braskem, Danone, Embraer, GE, Grupo Boticário, Natura, Odebrecht, Oxiteno e Tetra Pak
Analisar o ciclo de vida, na verdade, não se restringe à análise de durabilidade de um artigo. São ponderados todos os impactos positivos e negativos que um produto, um sitema ou mesmo um processo tem no meio ambiente. E mais: todas as etapas, desde a matéria prima aos impactos pós consumo e à destinação final dos resíduos são avaliados.
A Rede pretende informar ao consumidor a importância de se considerar esse tipo de análise na hora de fazer escolhas de compra, uso e descarte, tornando-a determinante na avaliação socioambiental de produtos e serviços, mobilizando as empresas, educando o consumidor e incentivando a elaboração de políticas públicas.
Também pretende conscientizar os consumidores sobre o longo trajeto percorrido por um produto até chegar ao ponto de venda, incluindo a emissão de gases de efeito estufa e o consumo de água, energia e matéria prima durante a manufatura e transporte de cada item.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados