Siga-nos

Sem categoria

Quando será feito o novo megaparque no Jabaquara?

Publicado

em

O investimento em áreas verdes e revitalização do Jabaquara, na região da Água Espraiada, promete a Prefeitura, não deve tardar. Mas, ainda não há qualquer previsão sobre a via local e o parque com tamanho próximo ao do Ibirapuera, que integram o projeto da Operação Urbana Água Espraiada. A SP Urb, autarquia municipal responsável pela Operação, agora fala apenas que o Parque Chuvisco, área verde com equipamentos de lazer já está com o projeto concluído e que a licitação das obras “deve” ser iniciada…Para se ter uma ideia, o Parque do Chuvisco terá 55 mil metros quadrados, enquanto que o mega parque previsto para ocupar a área onde hoje existem as favelas terá mais de 600 mil m2.

Há, entretanto, especulações de que a área do parque do Chuvisco possa vir a ser usada não para a construção do parque e sim para as Habitações de Interesse Social, ou seja, os conjuntos de apartamentos que devem abrigar os moradores das favelas. Isto porque, no bairro não há muitos terrenos livres disponíveis para a construção das moradias populares e a Operação Urbana prevê que as famílias não sejam desalojadas da região onde já têm a vida fixada.

Sempre que técnicos da SP Urb ou da Secretaria de Infraestrutura Urbana falam sobre a Operação Urbana Água Espraiada, destacam a necessidade de se criar o túnel e debatem suas “vantagens” ambientais, já que permitirá a criação de um grande prazo. No entanto, só estão sendo licitadas as obras viárias e a construção de quatro mil unidades habitacionais.

Em maio, durante entrevista ao vivo à Rádio Bandeirantes, o então secretário de Habitação, Elton Santafé Zacarias, que depois assumiria Infraestrutura Urbana é questionado sobre o prazo para o prolongamento da avenida sair do papel. “O ideal é que ficasse pronta até final de 2012, início de 2013”. E então, vem a grande revelação, em pouquíssimas palavras: “pelo menos a parte dos túneis”.

Ele continua: “A parte de atendimento habitacional com a via parque, eu acho que é um projeto mais demorado. Os projetos de urbanização, eles são feitos em conjunto com a população, então são mais complexos. Tem que construir apartamento, tirar a população de lá, levar para um aluguel, depois construir o apartamento definitivo, aí eu acho que leva uns quatro anos…”

A via parque, segundo explicações da empresa de urbanismo municipal, se tornaria uma “área de transição” entre a avenida e as quadras próximas de modo a separar o tráfego de passagem (aquele que terá como destino a Rodovia dos Imigrantes) do tráfego local (aquele que se destina aos bairros do entorno). As vias locais e o paisagismo previsto ao logo delas proporcionariam uma transição mais harmoniosa da avenida atual para as quadras lindeiras.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados