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Publicidade deve ter responsabilidade

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Propagandas não devem estimular o consumismo, mas sim divulgar características de produtos e serviços oferecidos

Publicidade é importante. É através dela que o consumidor pode conhecer os diferenciais de cada produto, de cada empresa. Pode também ser informado sobre a origem dos artigos oferecidos e as posturas de responsabilidade social e ambiental no processo produtivo. Por isso, um dos 10 Caminhos para a Produção e o Consumo Conscientes indicados pelo Instituto Akatu, é justamente o da Publicidade Não Voltada para o Consumismo.
O Instituto lembra que, efetivamente, o princípio da publicidade é vender o desejo por um produto ou um serviço, mas questiona se é da sua natureza incentivar o consumismo?
Ou seja, a publicidade pode até apontar as vantagens de se possuir um bom aparelho de som, indicar a beleza e o conforto de um novo sapato ou a comodidade de um serviço de tv a cabo, por exemplo, mas não deve incentivar o consumidor a trocas frequentes e descarte de produtos ainda em funcionamento, nem criar expectativas inadequadas no consumidor.
De acordo com o Akatu, a forte insustentabilidade social e ambiental da sociedade atual exige a busca por novos princípios para a publicidade: ela deve dialogar com a demanda do consumidor por bem-estar, mais do que pelo pretenso significado da compra e do uso de cada produto. Deve ainda conscientizar que o consumidor pode buscar por inovação na direção de um mundo mais sustentável, mais do que pela novidade em si.
Trata-se de uma grande oportunidade fazer uma publicidade mais consciente. Ela pode e deve trazer informações suficientes para que o consumidor escolha favorecendo a sustentabilidade.
Entre várias iniciativas atuais interessantes está a de uma fabricante de roupas de montanhismo. A empresa tem estimulado seus consumidores a reduzirem as compras e, consequentemente, e a pressão sobre os recursos naturais. Além disso, aposta na produção de roupas mais duráveis, conserta outras já danificadas, trazidas pelos clientes, e doa para caridade produtos próprios não vendidos. Por fim, ainda recicla o que chegou ao fim de sua vida útil e incentiva também os clientes a, eles mesmos, comprarem apenas o necessário, consertarem o que está danificado, vender ou doar as roupas não mais utilizadas e encaminhar as roupas que chegaram ao fim da vida útil à reciclagem.
A sociedade do futuro só encontrará equilíbrio entre bem-estar e uso correto dos recursos naturais, garantindo capacidade de regeneração na natureza, se houver preocupação com todo o processo de produção, consumo e descarte na natureza. Ou não haverá mais recursos disponíveis para todos ou espaço para descarte de excedentes.

 

As crianças estão entre os principais alvos da publicidade que estimula compras sem motivos reais

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