Siga-nos

Meio ambiente

projeto pretende reduzir desperdício de alimentos

Publicado

em

VOCÊ SABIA?

Em 2014,, o Brasil saiu do mapa da fome segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e a fome no país caiu 82%. Mas, ainda há insegurança alimentar, ou seja, há riscos de subnutriçãou ou falta de alimentação adequada e suficiente para ampla camada mais pobre da população.
Paralelamente, o país desperdiça alimentos em quantidade superior ao que seria necessário para acabar com os problemas de carência de toda sua população. São 26,3 milhões de toneladas de alimentos que vão para o lixo a cada ano, sendo a maior perda (45%) de frutas e hortaliças, ainda de acordo com a FAO.
O problema do desperdício começa ainda no campo, mas se agrava no transporte, na comercialização e se estende até a mesa dos brasileiros. De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), 10% das perdas acontecem no campo, 50% no manuseio e transporte, 30% em centrais de abastecimento e 10% nos supermercados e consumidores.
Há algumas ações em andamento no país para mudar esta situação. Ao final de 2016, a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado brasileiro aprovou um projeto de lei que combate o desperdício de alimentos (PLS 672/2015). A matéria seguirá para exame do Plenário.
O texto determina que estabelecimentos como restaurantes firmarão contratos de doação a organizações de natureza social dedicadas à coleta e distribuição de alimentos e refeições. Também prevê a doação ou venda a empresas dedicadas à produção de ração animal e à compostagem.
O projeto isenta ainda o doador de responsabilidade por dano ocasionado pelo consumo do alimento, desde que não caracterize dolo e negligência.
De acordo com o texto, é considerado desperdício de alimentos o descarte voluntário decorrente de vencimento do prazo de validade para venda; dos danos à embalagem; e de produtos in natura com aspecto comercialmente indesejável ou parcialmente danificado, mas que mantenham suas propriedades nutricionais e sua segurança sanitária.
Em casa, o consumidor pode evitar o desperdício com mais planejamento e evitando excessos, com as compras por impulso.

SENADO  TEM PROJETO PARA FACILITAR DOAÇÃO DE SOBRAS NO PAÍS

SENADO
TEM PROJETO PARA FACILITAR DOAÇÃO DE SOBRAS NO PAÍS

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados