Cultura
Projeta Brasil traz filmes nacionais a R$ 2

Esta será a décima edição do evento, que já atraiu cerca de 1,4 milhão de espectadores às salas de todo país. Na região, os filmes podem ser conferidos nos complexos dos shopping´s Santa Cruz e Pátio Paulista (este último, com lugar marcado). Os ingressos já estão à venda nas bilheterias e podem ser adquiridos também pelo site www.cinemark.com.br.
Os filmes que oficialmente integram a mostra são lançados entre novembro de 2008 e outubro de 2009. “Tempos de Paz”, de Daniel Filho; “Os Normais 2 – A Noite Mais Maluca de Todas”, de José Alvarenga Jr.; “O Contador de Histórias”, de Luiz Villaça e “Feliz Natal”, de Selton Mello são outros destaques da. Mas, alguns filmes atuais também estão na grade, como Tropa de Elite 2, o espírita Nosso Lar e 5x Favela – Agora por nós mesmos.
A intenção é ofercer filmes de todos os gêneros e também para todas as idades. Por isso, há opções para as crianças, como Xuxa Em o Mistério de Feiurinha. E até opções específicas para um público, como o filme Soberano, seis Vezes São Paulo, que aborda a história e a conquista de títulos do São Paulo Futebol Clube.
Desde 2000, a Rede Cinemark reserva uma segunda-feira de novembro para se dedicar exclusivamente ao cinema nacional. Toda a verba obtida com a venda dos ingressos é revertida para projetos ligados à indústria cinematográfica, como premiação de longas e curtas-metragem, apoio a festivais, restauração de cópias, realização de campanhas e outros.
Esta iniciativa é uma homenagem à produção nacional e uma forma de aproximar o público de cinema dos filmes brasileiros. “Acreditamos na força do cinema nacional. Prova disso é que temos investido no seu crescimento, seja criando projetos de incentivo, apoiando festivais e ações de divulgação, abrindo novas salas e reformando as antigas. O Projeta Brasil resume este esforço e demonstra nossa confiança e compromisso com o cinema brasileiro. É gratificante completar uma década de uma ação de sucesso como o Projeta Brasil que consegue, com parcerias, levar ao público grandes produções a um preço acessível. E toda renda é investida em ações de apoio a festivais, a jovens realizadores, campanhas, restaurações – diz a diretora de marketing da Rede Cinemark Brasil, Bettina Boklis.
