Siga-nos

Trânsito

Processo para emitir ou renovar CNH mudou e motoristas perdem horas em Poupatempo

Publicado

em

Desde 19 de dezembro, o Detran modificou o processo para emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH): agora é necessário realizar um pré-cadastro pela internet, antes de ir até um dos postos credenciados para coleta biométrica (registro das impressões digitais, assinatura digital e foto) e apresentação da documentação. De acordo com o Detran, o objetivo das mudanças é o de garantir mais transparência, segurança e agilidade na emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Quem recorre às unidades do Poupatempo, não precisa fazer agendamento, mas o resultado destas mudanças tem sido confuso e muito demorado para quem precisa tirar a primeira CNH, renovar a carteira ou mudar sua categoria. Nas primeiras semanas de 2012, motoristas em busca da renovação nos postos do Poupatempo chegaram a enfrentar doze horas de filas! Muitos nem mesmo conseguiram senhas para atendimento e tiveram que reiniciar todo processo. Como evitar o transtorno? O ideal é já fazer o agendamento pela internet, conferir a documentação e definir as outras etapas com antecedência.

Na região, a Ametran (Associação de Medicina de Trânsito de São Paulo) auxilia os motoristas em todo o processo, orienta sobre os documentos necessários e ainda realiza os exames médico e psicotécnico, quando necessário. Ali, o interessado já pode fazer o pré-cadastro para o dia, hora e local escolhidos. Dessa forma, o condutor só precisa comparecer no Detran com antecedência de 15 minutos do horário agendado e fazer a coleta biométrica sem enfrentar filas. Vale ressaltar que nenhuma das unidades do Detran faz os exames, ou seja, de qualquer forma os motoristas precisam contratar estes serviços separadamente.

A Ametran fica na Avenida Jabaquara, 2.019, no bairro da Saúde (entre as estações Saúde e São Judas do Metrô) e dispõe de amplo estacionamento. Fone: 5589-4522

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados