Siga-nos

Saúde

Primeiro hospital “amigo do idoso” está sendo implantado na Vila Mariana

Publicado

em

O hospital do Servidor Público Estadual (Iamspe), localizado na Vila Mariana, está se transformando em uma unidade de referência nacional em assistência médica multidisciplinar a pacientes idosos. Quem garante é o governador Geraldo Alckmin que esteve no hospital na sexta-feira passada, dia 26, para oficializar o início da maior reforma e ampliação da história do Servidor.  “Estamos iniciando uma grande obra, num grande hospital, serão R$ 147 milhões de investimento, começando agora. Em fevereiro será entregue o novo pronto-socorro e, até maio de 2015, toda a obra fica pronta. Vamos ter prédios novos e novas áreas de UTI”, afirmou Alckmin.

A reforma, que é coordenada pelo Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe), dotará o novo pronto-socorro adulto com características especiais para atendimento à população idosa, incluindo adequação de consultórios e área física com dimensões de acessibilidade, além de equipe multidisciplinar capacitada para assistência às pessoas com 60 anos ou mais e fluxo de atendimento respeitando os critérios de classificação de risco.

Hoje, o Iamspe atende 10% da população com 60 anos ou mais de todo o Estado de São Paulo, e 60% dos pacientes internados no HSPE são idosos. O Instituto já desenvolve projetos voltados a essa faixa etária, a exemplo do Programa de Gerenciamento de Pacientes Crônicos, que beneficia 27 mil pessoas em todo o Estado, o Prevenir Iamspe, o Programa de Atenção ao Idoso (PAI) e uma enfermaria de Cuidados Paliativos, pioneira no Brasil.

Também será montado o Centro de Promoção e Proteção à Saúde do Idoso, que contará com serviço de reabilitação física e social para a promoção do envelhecimento saudável. Área de lazer e convivência, cozinha experimental e um anfiteatro para 420 pessoas, com acesso independente que possibilitará a entrada de recursos adicionais para o Instituto integram o projeto.

De acordo com o governo, o Centro de Oncologia do hospital, com obras, terá capacidade operacional ampliada em 25%, passando a realizar cerca de 14,3 mil procedimentos por ano. O número de leitos de UTI Adulto será ampliado, passando dos atuais 52 para 78. Ainda fazem parte do projeto uma nova área da Central de Esterilização de Materiais e um novo Centro de Diagnóstico por Imagem.

O Centro de Diagnóstico por Imagem realiza atualmente 30 mil exames/mês. A modernização das instalações e melhoria no fluxo de atendimento permitirão aumentar a produção em 20%.

As fachadas do HSPE passarão a ser ventiladas em cerâmica e brises, proporcionando economia com climatização e conforto térmico. A reforma também garantirá maior confiabilidade para o funcionamento de áreas que não podem estar sujeitas a interrupções de energia, como Centros Cirúrgicos e UTIs.

A reforma do HSPE faz parte do Programa de Modernização do Iamspe (PMI), que prevê um novo modelo de assistência médica, mais completa e ao mesmo tempo descentralizada para os usuários da instituição.

O hospital funcionará normalmente no período de reforma e ninguém ficará sem assistência. O Iamspe credenciou mais hospitais na capital e Grande São Paulo para receber os servidores e seus dependentes, se necessário.

 

Hospital do Servidor atende 10% dos idosos de todo Estado

Advertisement
2 Comentários

2 Comments

  1. Astrid courty

    27 de dezembro de 2013 at 17:43

    Gostaria de saber se este atendimento no Hospital dos Servidores 3 idade, e só para servidores? Obrigada. Aguardo resposta.

    Astrid.

  2. Nercy Betereli

    7 de agosto de 2014 at 16:28

    Sou servidora pública na area da Educação, gostaria de saber o endereço do hospital na Vila Mariana, já procurei e não encontrei, estou com 63 anos estou com problemas de saúde e preciso de atendimento. obrigada pela atenção..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados