Siga-nos

Meio ambiente

Prefeitura vai recolher gatos do Parque da Aclimação

Publicado

em

A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente anunciou nesta quinta, 8, que vai recolher gatos do Parque da Aclimação. O local é famoso por abrigar muitos gatos, mas não há qualquer controle sobre esta população. Alguns frequentadores, sensibilizados especialmente na época do frio, levam alimentos para os felinos. Mas, de acordo com a secretaria, a superpopulação causa sofrimento nos próprios gatos abandonados e também faz com que haja ataques frequentes aos pássaros do parque.

A ação vai começar neste fim de semana e será coordenada pelo setor de Gatos do Centro de Controle de Zoonoses/SP COVISA/PMSP. A Prefeitura vai esterilizar os animais e cuidar da saúde animal e informa que vai garantir “real oportunidade de adoção futura”.

A SVMA critica também o hábito de alimentar os felinos. “A pretensa “generosidade” de quem alimenta o animal de rua oculta terríveis realidades. A primeira é que o ato em si mantém o felino sentenciado ao abandono. A segunda é que esse animal, sem qualquer cuidado médico veterinário, põe em risco a vida dos animais silvestres – que deveriam permanecer protegidos nos parques municipais e das próprias crianças que brincam nos tanques de areia”, diz a nota da Prefeitura.

A Prefeitura alerta ainda que, além de dizimar os pássaros, os gatos podem transmitir doenças como a sarna felina a mamíferos como Saruês e Bichos-preguiça.

Para outras informações, a SVMA sugere o contato com a Coordenação de Vigilância Sanitária (Covisa) mantém uma Praça de Atendimento, que recebe os munícipes de segunda a sexta, das 9h às 16h. O endereço é Rua Santa Isabel, 181 – Vila Buarque, e o e-mail é zoonoses@prefeitura.sp.gov.br.

Advertisement
3 Comentários

3 Comments

  1. Marta

    9 de junho de 2017 at 17:12

    Faço parte de um grupo que há anos castra, alimenta e cuida dos gatos do Parque da Aclimação. Não existe UM gato com sarna lá. Todos comem ração de boa qualidade e estão saudáveis. A população só não está controlada porque o abandono não para. Só no último mês recolhemos seis animais que haviam acabado de ser abandonados no local! E agora, com tanta divulgação sobre a existência de gatos lá e de pessoas que cuidam deles, o abandono só vai piorar.
    A administração não faz campanhas educativas, não disponibiliza qualquer espaço em que possamos manejar os gatos e não permite a entrada com o parque fechado para que possamos capturar os gatos ferais, que só aparecem no parque de madrugada.
    Só mesmo na Terra da Fantasia o CCZ vai recolher, abrigar e doar centenas de gatos. Vão, quando muito, exterminá-los. Se não for diretamente, com injeções letais, será de maneira indireta, confinando gatos ferais em espaços reduzidos para morrerem em virtude de brigas e doenças.

    • Claudia

      8 de setembro de 2019 at 12:18

      Obrigada por cuidar desses pobres animais. Muita pena deles, por serem abandonados.
      Ainda tem gente sem coração que critica quem os alimenta…

  2. Willys

    20 de junho de 2017 at 16:11

    Boa tarde, pode cuidar dos seus gatos, só que por favor, pelo amor de Deus, não coloque comida nos bancos do parque, vou lá com as crianças e isso não é saudável. Respeitem os demais usuários.
    Obrigado,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados