Siga-nos

Urbanismo

Prefeitura vai apresentar plano para ciclovias em audiências

Publicado

em

A Ciclovia da Rua Domingos de Morais vai realmente ficar pronta nos próximos meses? Haverá manutenção e recuperação das ciclovias que estão apagadas e sem defensas como aquela das ruas Coronel Lisboa e Alameda das Boninas ou a da Alameda dos Guatás? E quanto àquelas ciclovias que começaram a ser implantadas mas foram interrompidas e hoje levam “do nada a lugar algum”, como a existente na Rua Dr. Bacelar e Rua Guapiaçu?

Essas são apenas algumas das perguntas que poderão ser feitas na audiências pública que a Prefeitura vai promover para discutir o Plano Cicloviário da cidade. Na verdade, haverá dez audiências, cada uma em uma região da cidade.

Para os moradores da região da Subprefeitura Vila Mariana, a audiência será em conjunto com as Subprefeituras Ipiranga e Jabaquara no dia 13 de junho, quinta-feira, das 19h às 21h no Auditório da Subprefeitura Ipiranga (Rua Lino Coutinho, nº 444 – 1º Andar, Ipiranga).

As dez audiências são iniciativa da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT), que vai trazer a público o novo plano cicloviário para o biênio 2019/2020.

Serão apresentadas as propostas de conexões da malha cicloviária, além de receber recomendações, sugestões, críticas, propostas ou outros elementos que viabilizem a implantação de ciclovias e ciclofaixas, tornando o processo mais transparente, colaborativo e democrático.

A primeira audiência já aconteceu – foi nessa quinta, 23 de maio na Casa de Cultura Salvador Ligabue, na Freguesia do Ó, Zona Norte.

A iniciativa atende à exigência da Lei Municipal Nº 16.885/2018, de 2018, que determina que a implantação de vias exclusivas para bicicletas deve ser precedida de audiência pública.

Além das audiências, a SMT disponibilizou para consulta pública a proposta do novo plano cicloviário para o biênio 2019/2020, que ficará disponível no link https://participe.gestaourbana.prefeitura.sp.gov.br/plano-cicloviario até 26 de maio.

O Plano de Metas para o Biênio 2019/2020 prevê a implantação de 173 quilômetros e 350 metros de infraestrutura cicloviária voltados para conexões da malha existente, além da requalificação de 310 quilômetros e 600 metros de ciclovias e ciclofaixas existentes na cidade.

A indicação dos locais para a implantação de conexões da malha cicloviária teve como base a interligação com diferentes modais de transporte, a conectividade entre os trechos já existentes e a abrangência de toda cidade, levando-se em conta as características e volume de tráfego de cada via.

Ainda para a Zona Sul da capital, o calendário de audiências públicas determina que o debate sobre a região formada pelas Subprefeituras Santo Amaro, Cidade Ademar e Campo Limpo (Região Sul 1) será dia 14 de junho, das 19h às 21h, na Subprefeitura Santo Amaro – Endereço: Rua Floriano Peixoto, nº 54 – 1º Andar, Santo Amaro

No dia 19 de junho será a vez da Região Sul 3, formada pelas Subprefeituras Parelheiros, Capela do Socorro e M’Boi Mirim, também das 19h às 21h, na Subprefeitura M’ Boi Mirim – Endereço: Av. Guarapiranga, nº1695, Parque Alves Lima

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados