Siga-nos

Urbanismo

Prefeitura retoma prédio no Ipiranga

Publicado

em

Mediação para saída voluntária ocorre desde março de 2017 para beneficiar 152 famílias que aguardam apartamentos em dois condomínios

A Prefeitura de São Paulo cumpre ordem judicial proferida pela juíza Gilsa Elena Rios, da 15ª Vara da Fazenda Pública, que determina a reintegração de posse no empreendimento denominado Sabesp I, localizado na região do Ipiranga, zona sul de São Paulo.

A retomada de posse dos condomínios 3 e 4 do empreendimento vai beneficiar 152 famílias que aguardam a entrega dos apartamentos. Esse grupo recebe auxílio aluguel desde que foi removido da área de risco na região de Heliópolis em 2009.

A Secretaria Municipal de Habitação negocia, desde março de 2017, a saída voluntária das famílias que ocupam ilegalmente os prédios inacabados. O processo foi judicializado em 2017 para retomada da obra, que estava com cerca de 60% do cronograma físico concluído. As instalações hidráulicas e elétricas foram prejudicadas e o conjunto também teve a estrutura interna descaracterizada, atualmente o cronograma físico da obra está entre 40% a 45% gerando um prejuízo de cerca de 30% do valor total da obra, estimada em R$ 31 milhões.

A previsão é que as obras sejam retomadas neste ano, após a desocupação do conjunto. O prazo estimado para o término do empreendimento é de 18 meses, a contar do início de execução da obra.

Atendimento

Um levantamento feito no local em janeiro passado identificou 604 imóveis, sendo: 7 não residenciais, 23 em construção, 6 vazios, 26 ausentes e 542 famílias devidamente identificadas num total de 1.627 pessoas.

A Central da Habitação cadastrou 68 famílias para receber auxílio aluguel, seguindo os critérios de vulnerabilidade social. Para atender as famílias que estão saindo voluntariamente, a Municipalidade está disponibilizando sem custo o transporte para todos os interessados.

A Prefeitura já realiza a desocupação pacífica do local. Cerca de 450 das 542 famílias, já deixaram a área.

É importante esclarecer que as demais famílias que não se enquadraram nos critérios de vulnerabilidade social poderão se inscrever nos programas habitacionais e aguardar atendimento, respeitando a demanda existente.

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Ipiranga atende as famílias do local desde 2018, as famílias são atendidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Ipiranga

A rede de atendimento dispõe de 148 serviços de Centros de Acolhida em toda capital, representando aproximadamente 22 mil vagas, sendo 18.411 de acolhimento, de acordo com o perfil familiar com vagas adaptadas para idosos, mulheres, gestantes, LGBT, famílias e seus pets.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados