Siga-nos

Cultura

Prefeitura e Governo se unem por reabertura do Museu do Ipiranga

Publicado

em

O prefeito Bruno Covas encontra o governador João Doria ainda na manhã desta terça-feira (26), no Palácio dos Bandeirantes, para apresentação do projeto de restauração do Museu Paulista, o Museu do Ipiranga.

O jornal Folha de S. Paulo noticiou ontem, na coluna de Monica Bergamo, que o Governo Federal liberou o Governo do Estado de São Paulo para captar mais recursos para a reforma do Museu do Ipiranga, via lei Rouanet.

De acordo com o jornal, a autorização, que era de 60 milhões, agora será de R$ 160 milhões.

A autorização de captação por meio da Lei Rouanet não representa destinação direta de recursos do Governo Federal para uma obra. Ou seja, não significa que os 160 milhões serão viabilizados. A autorização indica apenas que o Governo poderá obter recursos da iniciativa privada que, por conta da Lei, poderá destinar recursos de impostos devidos para a obra. Ou seja, quem aprova a destinação de recursos é a empresa, não o governo.

Mas, ainda de acordo com a matéria da Folha, o governador João Doria vai se reunir ainda nessa semana com 70 empresas para pedir que doem recursos para a reforma do Museu do Ipiranga.

O Museu está fechado há mais de cinco anos, com promessa de reabertura para 2022, ano em que é celebrado o bicentenário da Independência do Brasil. No entanto, até agora, as reformas sequer começaram.

A reforma a será administrada pela Fusp (Fundação de Apoio à USP), em parceria com o governo.

Já existe um projeto de reforma do Museu que prevê nova entrada, na altura do Parque da Independência (veja imagem acima e outras no link abaixo), com mais acessibilidade, e vários recursos modernos de interação.

Conheça o projeto vencedor do Museu do Ipiranga

Advertisement
2 Comentários

2 Comments

  1. Luiz Octavio Biondo

    26 de março de 2019 at 21:32

    Olá ; haverá alguma área para gastronomia no parque ? Sou participante da feirinha de gastronomia no Museu aos domingos e gostaria de saber se será reservada alguma área para atender os visitantes neste setor . Obrigado!

    • Jornal Zona Sul

      27 de março de 2019 at 9:09

      Olá, Luiz Octávio, vamos apurar! Obrigado pela sugestão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados