Siga-nos

Urbanismo

Prefeitura analisa árvores na Vila Mariana

Publicado

em

Quarta-feira, 31 de janeiro: uma forte chuva caiu na cidade e, como usualmente acontece, várias árvores caíram em bairros atendidos pela Prefeitura Regional de Vila Mariana. Bairros bem arborizados e repletos de exemplares antigos e imensos, que cresceram em uma cidade ainda menos povoada e menos dominada pelo asfalto, hoje enfrentam uma realidade conflitiva. Se por um lado as árvores trazem benefícios como ar mais puro, sombra e beleza às ruas, por outro representam risco de queda justamente por serem de espécies muito grande e, em alguns casos, antigas ou dominadas por pragas…
Como resolver? Há anos, várias iniciativas vêm sendo testadas, como mutirões para acelerar serviços de poda e corte das árvores, assim como análises da qualidade e situação fitossanitárias das árvores existentes na região.
Esta semana, a Prefeitura iniciou um projeto piloto na Vila Mariana, em busca de prevenção e cuidados com as árvores da região. O primeiro alvo da ação foi a Avenida República do Líbano, na divisa entre Vila Clementino e Moema.
Ali, 40 árvores já foram tomografadas. O equipamento, chamado Arboradix, analisa a fitossanidade dos exemplares através de um método minimamente invasivo, de acordo com a Prefeitura Regional.
Cedido sem custos pela empresa AMG Ecologia Aplicada, o equipamento coleta dados e os armazena em um software para cálculo. Mas, tudo isso com rapidez: o mapa da árvore surge em 3D e permite realizar um diagnóstico imediato de eventuais deteriorações ou pragas que atingem a planta.
As tomografias mostram o tamanho e a posição de possíveis lesões nas árvores, analisa também as raízes e permite, com precisão, a localização das áreas mais fracas,
Com base nessas informações, o laudo emitido, para cada indivíduo arbóreo, recomenda o que deve ser feito: remoção/substituição, poda ou adubação. A tomografia é uma importante ferramenta de monitoramento, que ajudará na prevenção na queda das árvores na cidade, principalmente em épocas de chuvas, que causam transtorno e, por vezes, prejuízos aos cidadãos.
A primeira árvore examinada na Praça Dia do Senhor foi diagnosticada como saudável. Ao fim da análise, um engenheiro agrônomo acompanha a emissão de um laudo técnico que indica o estado geral da espécie e a classificação de baixo risco de queda.
“Como temos uma região muito arborizada na Vila Mariana, a empresa nos beneficiou com estas análises em 40 árvores, escolhidas por nós da Prefeitura Regional. Escolhemos a Avenida República do Líbano, por ter um grande corredor e um grande movimento de pessoas e veículos, para identificar se estas árvores estão saudáveis ou não”, afirmou Benê Mascarenhas, prefeito regional da Vila Mariana.
O secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, Gilberto Natalini, acompanhou os trabalhos e destacou a importância desta ação em parceria com as prefeituras regionais. “O trabalho fitossanitário que está sendo realizado hoje é um piloto, para verificarmos a funcionalidade do equipamento e a tecnologia aplicada. Iremos também analisar os resultados para o estudo de viabilidade e aplicação em outras regiões. Se for benéfico, poderemos usá-lo no acompanhamento da população arbórea da Prefeitura de São Paulo”, afirmou.
Zeladoria
Ainda durante a realização das tomografias, equipes de manutenção fizeram a varrição dos passeios, capinação, pintura de postes, guias e da mureta do Parque Ibirapuera, corte de grama, plantio de árvores, limpeza de galerias e a operação tapa buraco.
As calçadas da região estão sendo fiscalizadas e os proprietários dos imóveis em que houver irregularidades serão notificados e terão 30 dias para se adequarem aos padrões estabelecidos em lei.

Foto 5

2

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados