Siga-nos

Cultura

Prédios da região entram no clima do Natal iluminado

Publicado

em

Este ano, especialmente os condomínios parecem ter investido mais na decoração natalina, criando roteiro que merece ser visitado

Este ao, talvez por conta das eleições federais, ficou a impressão de que o Natal demorou mais a tomar conta das lojas, dos shopping centers e das ruas. Mas, quando os enfeites chegaram, parecem ter invadido a capital com muito mais força do que em anos anteriores. E na região não foi diferente.

Seguindo a inspiração de pontos turísticos que em 2010 estão ganhando decoração suntuosa, várias ruas da cidade estão ainda mais iluminadas. Em especial nos condomínios, é possível notar grande investimento em lâmpadas tradicionais ou do tipo LED. Anjos, cataratas de luz, pingos brilhantes sobre a vegetação, estrela guia… Enfim, a criatividade permitiu diferentes caracterizações, mas todas deixaram a região mais bonita.

Exemplos de vias que merecem ser vistas são as Avenidas Bosque da Saúde, Onze de Junho, Rua Primeiro de Janeiro, Rua Luís Góes e várias outras desse trecho entre Vila Clementino e Mirandópolis. Em alguns pontos, há até presépios montados: ou de luz, como na Rua Comendador João Gabriel, ou no estilo tradicional, como na Rua dos Miosótis.

Mas esse cenário se repete por toda a região, com vários exemplos de casas e estabelecimentos comerciais que também investem na caracterização das fachadas com belas configurações das tradicionais luzes.

A imobiliária Galeão, na Avenida Senador Casemiro da Rocha, é um bom exemplo desses. A casa térrea fica ainda mais charmosa nessa época, tamanho capricho. A quantidade de luzes impressiona. No Colégio Arquidiocesano, a decoração típica é tradicional. O presépio pode ser visitado diariamente, com bonecos que se movem em uma tenda que representa o nascimento de Jesus.  Na Rua Sena Madureira, outra empresa que sempre adota a iluminação maravilhosa é o Rancho das Empadas.

Para quem se encanta com as belas decorações de Natal, uma boa ideia é participar do Roteiro Turístico de Natal promovido pela Prefeitura. Até 23 de dezembro, com saídas diárias a partir do Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro, 1000), às 18h30, os participantes podem conhecer de ônibus as decorações da Avenida Paulista e assistir à apresentação da fonte iluminada, no Parque Ibirapuera. Os ingressos podem ser adquiridos por R$ 10, nas Centrais de Informações Turísticas Olido e Paulista. Informações:  3331-7786

Praça e árvore

Até agora, mais de 150 mil pessoas já foram visitar a Praça do Natal na Avenida Paulista. Com iluminação cênica e mais de 50 figuras animadas de proporções gigantescas, a montagem merece ser conhecida. Cerca de 15 mil pessoas em média, por dia, vão até lá para conferir a cenografia criada pelo artista plástico Juarez Fagundes. A Praça foi montada em uma passarela que atravessa e avenida e servirá também como Palco para o Reveillon na Paulista. Ali, há monitores treinados para auxiliar o público, que pode passear pelo local em meio às estruturas ornamentadas. A atração está aberta à visitação do público até o dia 25 de dezembro, sempre das 10h às 22h e fica entre as ruas Padre João Manuel e Ministro Rocha Azevedo.

Um dos destaque é o Papai Noel deitado, com 8 metros de comprimento, que do alto da avenida acena para todos desejando um Feliz Natal. Bonecos de neve, carrossel, roda-gigante, palhaços, ursos e muitos outros grandes brinquedos complementam a decoração, que se movimenta ao ritmo de conhecidas canções natalinas.

A avenida toda, aliás, merece ser visitada, já que outros prédios também estão bem enfeitados e prometem encantar adultos e crianças. Há ainda 120 árvores da avenida Paulista e 120 do Parque Trianon decoradas. Os postes do canteiro central da via também receberam iluminação e enfeites com 19 personagens, bichinhos como urso, zebra, girafa, hipopótamo e pingüim. Completando a decoração, 38 postes ao longo das calçadas recebem estrofes de canções populares, como Noite Feliz e Bate o Sino, além de laços de veludo e guirlandas.

Outro destaque na cidade é a já tradicional árvore do Parque Ibirapuera. Só que as chuvas dos últimos dias já derrubou parte da estrutura de 68 metros de altura.

A árvore foi inaugurada dia 5, com fogos de artifício, apresentação do coral e show da Banda Pato Fu. A árvore tem 30 metros de diâmetro, é interativa e poderá ter sua cor definida diariamente por meio de votação na internet e via SMS.Todo o material de decoração é reutilizável. Sua estrutura é formada por caixas com água de reúso para dar lastro aos 68 metros de altura. Após a desmontagem, a água será novamente aproveitada.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados