Sem categoria
Prazo para alistamento eleitoral 2014 termina dia 7
Dia 7 de maio termina o prazo para alistamento eleitoral e transferência de títulos, para garantir a participação nas eleições gerais de outubro.
Por isso, a Justiça Eleitoral paulista ampliou, desde segunda, 28, em três horas o atendimento ao eleitor. Os cartórios de todo Estado de São Paulo estão funcionando das 9h às 18 horas e assim permanecerão até o dia 7 de maio, inclusive no feriado do Dia do Trabalho, e nos dias 3 e 4, sábado e domingo.
Assim, quem não for viajar no feriadão pode aproveitar para regularizar sua situação de forma mais tranquila.
Quem deve procurar os
cartórios eleitorais?
O alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para os maiores de 18 anos e facultativos para os analfabetos, jovens entre 16 e 18 anos e maiores de 70. O jovem que completar 16 anos até 5 de outubro – data do primeiro turno – pode votar nas eleições gerais de 2014, desde que solicite seu título até 7 de maio.
Para o primeiro título, o cidadão deve procurar o cartório eleitoral que atenda o seu domicílio e levar documento original de identidade e comprovante de endereço recente. Para os homens com idade entre 18 e 45 anos também é necessário apresentar o comprovante de quitação do serviço militar.
Para transferência, o interessado deve procurar o cartório correspondente ao seu novo domicílio eleitoral, comprovar a identidade e a residência mínima de três meses.
Cadastro biométrico
Algumas cidades do estado já estão fazendo cadastramento por biometria, ou seja, pelo registro das impressões digitais dos eleitores. Isto vinha sendo feito através de agendamento em alguns cartórios da grande São Paulo, como ão Paulo, São Bernardo do Campo, Guarulhos e Osasco.
Mas, é importante ressaltar que os eleitores desses municípios não terão que estar obrigatoriamente registrados no sistema biométrico para as eleições deste ano. Só em algumas cidades do interior é que o cadastramento biométrico já é obrigatório para 2014.
Os cartórios dos municípios da Grande São Paulo com disponibilidade de cadastramento por biometria deixarão de exigir agendamento. O público será atendido pela ordem de chegada até o fechamento do cadastro em 7 de maio mas, ressaltando, não há necessidade de o eleitor ir ao cartório apenas para captar as digitais.
Os municípios onde o cadastro digital é obrigatório já para este ano são Águas de São Pedro, Analândia, Corumbataí, Embu das Artes, Ipeúna, Itirapina, Itupeva, Jundiaí, Louveira, Nuporanga, Sales Oliveira, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra, São Pedro e Vinhedo.
Outras informações podem ser obtidas pelo site do Tribunal Regional Eleitoral – www.tre-sp.gov.br – ou pela Central de Atendimento ao Eleitor: (11) 3130-2100 ou 148 (custo de ligação local em todo o Estado).