Siga-nos

Urbanismo

Praça Santa Rita será revitalizada

Publicado

em

Praças são – ou deveriam ser – áreas de convivência urbana. Em grandes metrópoles bem urbanizadas e com qualidade de vida pelo mundo, as praças atraem pessoas para um descanso ou leitura, crianças que brincam, famílias .

Especialmente em pontos centrais de bairros – onde há movimentação de trabalhadores, estudantes, moradores – uma praça bem planejada faz todo sentido. Pois é justamente essa a ideia que motivou uma série de moradores e instituições a planejar a Revitalização da Praça Santa Rita de Cássia, em Mirandópolis.

A praça pode ser considerada um “centro” de Mirandópolis, por onde circulam não apenas fiéis católicos da Igreja ali existente desde a década de 1950, mas também de trabalhadores, estudantes, moradores. Isso porque, a praça fica no cruzamento de duas vias importantes e já bastante movimentadas pelo comércio: Avenida Senador Casemiro da Rocha e Rua das Rosas.

Coordenada por Rogério Nagai, a proposta tem apoio da Paróquia Santa Rita de Cássia, Rotary Club Saúde, Associação Comercial de São Paulo – Distrital Sudeste, Zoológica e Bronx Arquitetura, escritório que assina o projeto arquitetônico e paisagístico.

O esboço inicial será apresentada em uma reunião no salão paroquial da Igreja Santa Rita, localizada na Praça, no dia 27 de outubro, sábado da semana que vem, às 10h, para que a comunidade possa contribuir com opiniões e novas ideias, bem como trazer suas dúvidas.

“A ideia central é garantir uma modernização da Praça que possibilite melhor convívio entre crianças, idosos, pets, moradores do bairro e consequentemente mais harmonia e valorização de nossos imóveis e do comércio local”, diz Rogério.

A Prefeitura apenas aprovaria o projeto, mas o custeio deve vir da iniciativa privada e os envolvidos ainda estudam formas de captar recursos.

Os esboços iniciais trazem atrativos como pequenas fontes no solo para serem aproveitadas por crianças, vegetação mais cuidada e presente em todos os trechos da Praça, piso e caminhos mais definidos e modernos, além de um trecho murado para uso por pets. Veja todas as imagens em nosso site: jornalzonasul.com.br

O Salão Paroquial da Igreja Santa Rita de Cássia tem entrada pela Avenida Senador Casemiro da Rocha, 599, Mirandópolis, perto da estação Praça da Árvore.

Imagens: Bronx Arquitetura

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados