Siga-nos

Educação

Postos de saúde e escolas municipais começam a aplicar vacina de HPV em meninas

Publicado

em

Até dia 10 de abril, as escolas municipais de ensino fundamental receberão equipes da Coordenação de Vigilância em Saúde (COVISA), que vacinarão alunas com idades entre 11 e 13 anos, contra o virus HPV. A meta é vacinar, durante todo o período da campanha que começou esta semana, 80% do público-alvo, estimado em 211.288 meninas em toda a cidade. Paralelamente, as Unidades Básicas de Saúde também estarão aplicando a vacina em meninas na mesma faixa etária. Para que a criança seja vacinada na escola, os pais deverão assinar uma autorização.
A vacina previne o câncer de colo de útero e precisa de três doses. Em setembro (seis meses após a primeira dose), será aplicado o primeiro reforço em UBS. Depois, as jovens precisasm voltar a tomar a terceira doce, daqui a cinco anos, também em qualquer UBS. O esquema de vacinação adotado pelo Ministério da Saúde é o recomendado pelo Grupo Técnico Assessor de Imunizações (TAG) da Organização Panamericana de Saúde e aprovado pelo Comitê Técnico Assessor de Imunizações (CTAI) do Programa Nacional de Imunização (PNI).
A primeira dose será aplicada nas adolescentes, conforme cronograma do Ministério da Saúde. Neste ano, serão imunizadas as meninas com 11, 12 e 13 anos de idade. Em 2015, será a vez das meninas com 9, 10 e 11 anos e, em 2016, apenas as meninas com 9 anos de idade. A população indígena é um grupo de maior vulnerabilidade às doenças. Neste caso, o público-alvo é composto por indígenas do sexo feminino com idades entre 9 e 13 anos no ano da introdução da vacina e de nove anos de idade do segundo ano em diante
A Secretaria Municipal da Saúde, por meio da COVISA, fez uma parceria com a Secretaria Municipal da Educação para que as ações de imunização sejam executadas. A ideia é que os pais das adolescentes recebam orientações sobre a importância da vacinação.
As contraindicações para a aplicação da vacina HPV são: reação anafilática aos componentes da vacina; reação anafilática em dose anterior; gestantes, uma vez que não há estudos conclusivos até o momento. Se a adolescente engravidar após o início do esquema vacinal, as doses subsequentes deverão ser adiadas até o período pós-parto. Caso a vacina seja administrada durante a gravidez, nenhuma intervenção adicional é necessária, somente o acompanhamento pré-natal adequado.
“Trata-se de uma vacina preventiva, que está sendo dada na idade certa para garantir uma saúde mais digna à mulher”, disse o prefeito Fernando Haddad. “É obrigação do Estado garantir proteção a todas as meninas e acredito que é esse o compromisso que nos mobilizou para estarmos aqui hoje. Com essa medida, estamos garantindo que elas sejam mulheres saudáveis”, ressaltou a presidenta Dilma, que esteve em São Paulo esta semana para participar da abertura da campanha de vacinação.
A relação dos postos pode ser consultada pelo telefone 156 ou pelo site www.prefeitura.sp.gov.br/covisa .

 

A campanha de vacinação começou no dia 10, e em São Paulo a presidenta Dilma e o prefeito Fernando Haddad participando da imunização das primeiras meninas (abaixo)

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados