Siga-nos

Meio ambiente

Posse responsável de animais evita doenças

Publicado

em

VOCÊ SABIA?

 

Animais de estimação fazem um bem inegável aos seus donos, de diferentes idades ou condições sociais. Entretanto, ao decidir ter um cão ou um gato, é essencial lembrar que animais sentem fome, frio, dor, tem necessidades de atenção… Uma das características da posse responsável é o cuidado com a saúde – dos animais e daqueles que convivem com eles, direta ou indiretamente.

Para tanto, é essencial recolher as fezes de animais pelas calçadas e praças e despeja-las ou no sistema de esgoto doméstico, em vasos sanitários, ou no lixo doméstico. Não é correta a atitude de colocar estes resíduos em saquinhos plásticos e depois abandona-los pelas ruas.

As fezes de animais podem transmitir várias doenças, não apenas a outros animais domésticos como também aos seres humanos, em especial crianças. Aliás, é igualmente importante evitar que restos de ração ou alimentos fornecidos aos cães sejam deixados em quintais ou outras áreas – estas sobras podem facilitar a proliferação de ratos, baratas e formigas. Até mesmo com o bebedouro é preciso se preocupar: troque sempre a água oferecida ao animal e lave com frequência o recipiente, para evitar larvas do mosquito transmissor da dengue.

Por fim, mantenha em dia a carteira de vacinação.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados