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Por que a estação Moema ainda não opera comercialmente?

A Estação Eucaliptos foi inaugurada dia 2 março, no sistema de operação assistida, ou seja, sem cobrança de passagem e em horário de funcionamento restrito. Quinze dias depois, o horário foi estendido e, no início de abril, já tinha início a operação comercial. Já a estação Moema, última a ser inaugurada no trecho, abriu suas portas à população no dia 4 de abril, às vésperas da saída de Geraldo Alckmin do cargo de governador, para poder concorrer à presidência da república nas eleições em outubro próximo. Mas, até agora, sequer teve seu horário de funcionamento ampliado e continua em operação assistida.
Hoje, 29, depois da publicação de reportagem em edição impressa do Jornal SP Zona Sul, finalmente o metrô anunciou que o horário será estendido a partir da próxima segunda, 4 de junho. “A visita assistida gratuita na estação Moema (Linha 5-Lilás) será ampliada em duas horas e passa a receber usuários de segunda a sábado das 9h às 16h. A operação nesse formato é um padrão internacional para a abertura de novas estações de metrô e permite a apresentação da estação aos usuários, bem como a maturação dos equipamentos e sistemas. O horário de operação dessa parada, inauguradas este ano, será ampliado gradativamente até chegar ao funcionamento pleno, das 4h40 à meia-noite, com cobrança de tarifa, como em todo o restante da rede. Em caso de dúvidas, os usuários têm à disposição a Central de Informações do Metrô (0800 770 7722), que atende diariamente, das 5h00 à meia-noite”, diz a nota da empresa.
Mas ainda não há informações sobre a operação comercial (com cobrança de passagem) e horário regular.
Aliás, um mês depois de sua abertura, em 2 de maio, a operação assistida chegou a ser interrompida por “falha elétrica”. Alguns passageiros relatam que no trecho entre Eucaliptos e Moema, os trilhos fazem um barulho, como um estalo forte.
Vale ainda destacar que as novas paradas do trecho foram entregues sem as previstas portas de plataforma. O metrô alega que a empresa responsável, a Bombardier, está sendo multada pela falha.
Problemas também têm acontecido na Linha 15 – Prata, onde cinco estações foram também inauguradas por Alckmin no seu último dia no cargo. Ali, as falhas eram tão constantes que a operação assistida está suspensa.
Em entrevista esta semana como candidato, Alckmin afirmou que muitas das falhas ocorreram, no processo de construção das obras, porque as empreiteiras sofreram com a crise.
As estações Servidor AACD e Hospital São Paulo, ambas na Vila Clementino, já deveriam ter sido inauguradas, mas não há sequer previsão para que isso ocorra.
- Estação AACD/Servidor. Foto: Metrô/SP
- Estação AACD/Servidor. Foto: Metrô/SP
- Estação AACD/Servidor. Foto: Metrô/SP
- Estação Hospital São Paulo. Foto: Metrô/SP
- Estação Hospital São Paulo. Foto: Metrô/SP
- Estação Hospital São Paulo. Foto: Metrô/SP
Aparentemente, essas duas novas paradas estão prontas, mas nenhuma data tem sido anunciada.
Procurada, a Companhia do Metropolitano informou que trabalha nos últimos itens de acabamento para finalização do trecho entre as estações Moema (já inaugurada) e Chácara Klabin da ampliação da Linha 5-Lilás. Segundo a empresa, neste instante estão em andamento a instalação dos sistemas de sinalização, controle de trens e telecomunicações.
Além de não divulgar data para as duas estações aparentemente prontas, o metrô também não ofereceu nenhuma previsão para a interligação da linha Lilás com as linhas Azul e Verde. As obras nas estações Santa Cruz e Chácara Klabin parecem ainda distantes da conclusão.
Estacionamento subterrâneo
O Metrô também explicou, essa semana, que sob o Parque das Bicicletas foi construído um estacionamento para dois trens para a linha 5-Lilás, a 30 metros de profundidade.
A área de 17,4 mil m² ficou interditada durante o período de obras e já foi inteiramente devolvida à Prefeitura de São Paulo nas mesmas condições em que foi recebida. Isso incluiu a reconstrução de 1.396 metros lineares de ciclovia, calçadas – com rampas, corrimãos e piso tátil –, além do gradil de fechamento do local e instalação da rede de drenagem e iluminação. A Companhia também plantou espécies arbóreas, como pitangueiras, ipês, paineiras e outras, junto de 8,3 mil m² de grama no projeto paisagístico do parque.

Ali Mendes
30 de maio de 2018 at 10:30
Até as estações sofreram com a crise… Ao meu ver, Alckmin é um candidato honesto, que tem responsabilidade fiscal, respeita o dinheiro público, que respeita as leis e respeita o povo brasileiro. Meu voto é dele porque acredito ser o melhor caminho pro Brasil.