Siga-nos

Urbanismo

Por iniciativa da população, grafites trazem cor à região

Publicado

em

Quem disse que São Paulo precisa ser uma cidade cinza, cor da poluição e do concreto? Quem disse que as cores só recobrem a cidade no Carnaval e às vésperas de eventos como a Copa do Mundo? A cidade pode ganhar vida e se tornar mais receptiva através do Grafite, arte que se torna acessível a todos, na medida em que se espalha pelos muros, edifícios, casas e até tapumes!
Na região, tem surgido alguns exemplos interessantes de como a própria população pode ter o poder de mudar a paisagem urbana.
Em Mirandópolis, um casal de atores resolveu pintar o muro vizinho à casa deles, que vivia sujo e mal cuidado, estilizando um pierrô sentado na lua crescente que toca com leveza a partitura com trecho da música Fascinação. Os moradores da pequena vila onde fica o muro chegaram a promover uma festa para celebrar a “inauguração” do grafite. Toda a vizinhança se confraternizou, nesta festa que ainda prestava uma homenagem a um outro casal que viveu décadas na rua: José e Yolanda. Ela faleceu em 2011, aos 100 anos.
Já no Largo Dona Ana Rosa, o Jazz Restô & Burgers investiu em mudar radicalmente as imensas paredes laterais, voltadas para a Rua Vergueiro. Saiu o cinza, a sujeira, as pichações e entrou um lindo mural que presta homenagem aos grandes artistas do Jazz, em um tom verde – sóbrio, porém cheio de musicalidade e arte para todos apreciarem.
Outra iniciativa recente na Vila Mariana partiu do artista plástico e grafiteiro Thiago Mundano. Ele criou um mural na Rua Mário Cardim com a proposta de reorganizar um estacionamento de catadores de recicláveis, minimizando inclusive conflitos com os moradores da área. Ele pintou pintou faixas delimitando vagas para três carroças e coloriu o muro, desenhando placas com frases educativas como Recicláveis na carroça e lixo no lixo; Matenha a praça limpa; Comunidade mãos unidas.
Nas obras de expansão do metrô na Vila Mariana, ganharam grafites tapumes que encobrem grandes máquinas e imensas crateras existentes para criar a trajetória e implantar os trilhos da linha 5 – Lilás, que ligará os bairros de Santo Amaro e Vila Mariana.
A região ainda tem outros painéis incríveis para quem se intereessar em fazer um roteiro de grafitagem artística. Na Avenida 23 de Maio, altura da Rua Tutóia, há uma cena da década de 20 paulistana reproduzida por sete grafiteiros liderados por Eduardo Kobra. O mesmo artista ainda assina um painel na Rua Professor Noé de Azevedo, no encontro com a Domingos de Moraes, onde há uma cena de defesa do meio ambiente, e outro dentro do Aeroporto de Congonhas, que ganhou um imenso mural estilizando a história do aeródromo da capital.
Outra boa dica para fãs do grafite é circular pelo bairro vizinho do Cambuci, berço da dupla talentosa Os Gêmeos. Eles deixaram por lá sua marca com a emblemática pintura do gigante amarelo, e outros artistas que se destacam na nova geração do grafite assinam obras, principalmente pinturas murais.As obras podem ser vistas especialmente nas Ruas Lavapés e Justo Azambuja.

 

Painel em restaurante no Largo Ana Rosa, estacionamento de catadores na Rua Mário Cardim e Muro em Mirandópolis: iniciativas que trazem mais vida e cor à cidade através do grafite

 

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados