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Segurança

População poderá registrar ocorrências nas sedes da PM

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Além da disposição de novos delegados em agilizar o atendimento às vítimas de crimes, outra ação implementada pelo Governo do Estado esta semana pode resultar em menos tempo de espera para a população que vai registrar uma ocorrência.
Em um mês, todas as unidades da Polícia Militar na região também poderão atender a população para a elaboração de Boletins de Ocorrência. A medida já foi implantada experimentalmente na zona leste da cidade e os resultados foram positivos, com aprovação da população. A média de atendimento registrada, por enquanto, foi de apenas 11 minutos. Não são raros os relatos de vítimas de crimes considerados mais simples, como furtos de documentos, de ficar horas na delegacia à espera do B.O.

O Governo do Estado pretende não apenas “descongestionar” os distritos policiais”, mas também beneficiar a população mais carente, que não tem acesso à internet para registro de ocorrências, e reduzir a subnotificação criminal. Atualmente, por conta da demora, muitas vítimas desistem de procurar a polícia e relatar dados que seriam importantes para definir, por exemplo, áreas onde criminosos estão agindo.

Nem todas as ocorrências criminais, entretanto, serão registradas nas unidades da PM. As vítimas poderão relatar casos de furto, extravio de documentos, placas de veículo e celular e encontro e desaparecimento de pessoas.

Para outros tipos de crime, a orientação permanece a mesma: o cidadão deve procurar a Polícia Militar para receber atendimentos emergenciais, pessoalmente ou através do telefone de número 190, e registrar o boletim de ocorrência nas delegacias e distritos policiais civis.

No boletim de ocorrência, o policial militar fará o registro do que ouviu das partes envolvidas no fato. Dessa forma, vítimas e testemunhas não precisam comparecer à delegacia antes de ser aberto o inquérito policial. Após o registro, a Polícia Militar repassa para a Polícia Civil todas as informações colhidas e o cidadão recebe de imediato uma cópia do registro da ocorrência.

A Secretaria de Segurana Pública acredita ainda que, dessa forma, policiais civis passarão a se concentrar em casos mais graves e nas investigações criminais.

Fotocrim

Outra mudança: a Polícia Civil passa a ter acesso ao arquivo de imagens do Fotocrim, banco de dados criado pela Polícia Militar, responsável por armazenar fotos e informações de criminosos, que já conta com mais de 400 mil registros e 1,4 milhão de fotografias.

A Secretaria ainda distribuiu algumas novas viaturas, mas nenhuma delas foi direcionada aos batalhões da região.

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