Siga-nos

Política

População elege dia 6/12 novos conselheiros participativos

Publicado

em

Começa em janeiro de 2016 o mandato dos 1.162 integrantes de Conselhos Participativos de todas as 32 Subprefeituras da cidade. A eleição para definir os nomes acontece no dia 6 de dezembro.
O voto é popular, mas facultativo e aberto para todas as pessoas com mais de 16 anos e portadoras de título de eleitor da capital ou com documento de identificação com foto. Será possível escolher até cinco conselheiros, mesmo de diferentes regiões.
“Nós temos 60 candidatos aqui na Subprefeitura Vila Mariana, sendo que 20 deles estão em busca da reeleição. Esta transição e troca de experiências desse conselho que está saindo e o que vai assumir será muito importante e só tende a fortalecer o Conselho Participativo Municipal ainda mais”, destacou o Subprefeito de Vila Mariana, João Carlos da Silva Martins.
Ao todo estarão concorrendo ao pleito 2.488 candidatos. Serão eleitos 1.162 conselheiros, com mandato a partir de janeiro de 2016.
O Conselho Participativo Municipal é um organismo autônomo da sociedade civil, reconhecido pela Prefeitura de São Paulo como instância de representação popular de cada uma das 32 subprefeituras da cidade. Os conselheiros eleitos exercem o direito de fiscalizar e acompanhar as ações e gastos públicos de cada subprefeitura e das secretarias, como também representar demandas, necessidades e prioridades da população na área de sua abrangência.
O segundo mandato do Conselho Participativo Municipal terá a participação de, no mínimo, 50% de mulheres em sua composição, garantida por lei sancionada pelo prefeito Fernando Haddad. Os imigrantes também terão uma cadeira garantida em cada uma das 32 subprefeituras de cidade. O interessante é que os conselheiros eleitos agora vão atuar até o final de 2017, ou seja, depois das eleições municipais. Assim, os conselheiros atuarão também durante o processo de transição de mandato da Prefeitura
Atendendo a um pedido dos conselheiros, os eleitos para o próximo mandato terão direito ao bilhete único gratuito, que deverá auxiliar os conselheiros nas tarefas de acompanhar reuniões e nas ações de fiscalização e acompanhamento dos serviços públicos.
“A população, por intermédio do conselho, acompanha, fiscaliza e principalmente ajuda na escolha dos investimentos públicos. É a forma mais democrática de aplicarmos os recursos da Prefeitura, com o local sendo apontado após uma ampla participação popular”, ressaltou o secretário Municipal de Relações Governamentais, José Américo Dias

Advertisement
1 Comentário

1 Comentário

  1. Savério

    1 de dezembro de 2015 at 11:20

    Não está respondendo o site para verificar o local de votação; estamos todos muito aborrecidos, pois, hoje já e 3a. feira… Favor providenciar solução imediata. Grato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados