Siga-nos

Urbanismo

Ponto de ônibus ao lado do metrô desaparece e passageiros ficam confusos

Publicado

em

Parada ficava na rua Domingos de Moraes, junto à Santa Cruz, e tinha grande movimento de passageiros

A situação de quem precisa usar o transporte público no entorno da Santa Cruz já é complicada há tempos. Desde que foi desativado o terminal de ônibus existente junto à estação do metrô, para construção de um shopping center, os ônibus foram expulsos para as ruas ao redor – inclusive aqueles bi e triarticulados. O cenário já foi tema de diversas reportagens do São Paulo Zona Sul nos últimos anos. Agora, com as obras de ampliação para prolongamento da linha 5 – lilás, a tendência é piorar. Para usuários de ônibus, já complicou: uma parada de ônibus, ao lado do metrô, foi simplesmente extinta. Ou seja, quem sai do metrô e quer fazer ali uma interligação com linhas de ônibus que paravam na esquina ao lado – ou vice-versa – devem se deslocar aos pontos seguinte ou anterior.
A SPTrans soltou nota a respeito, confirmando apenas que o ponto de ônibus foi removido em 23 de junho, em decorrência das obras de construção da linha 5. Diz a nota que as linhas que circulam pelo local serão atendidas nos pontos anterior ou posterior, situado na Rua Domingos de Morais números 1.998/2.016 ou 2.794, e também no novo ponto que será instalado na Rua Loefgreen, nº 1291 (à esquerda) exclusivo para as linhas 476L/10 “Lar Escola São Francisco – Circular”, 675X/10 “Term. Grajaú – Metrô Vila Mariana” e 695Y/10 “Term. Parelheiros – Metrô Vila Mariana”. O ponto Terminal da linha 675L/10 “Term. Santo Amaro – Metrô Santa Cruz”, situado na Rua Pedro de Toledo (lateral do Shop./Estação Santa Cruz), próximo a Rua Domingos de Morais, não terá alteração.
A calçada está mais estreita, já que um grande maquinário foi instalado na esquina da Pedro de Toledo com a Domingos de Moraes, onde foi demolido um imenso imóvel.

 
Obras
O Jornal São Paulo Zona Sul mostrou, em reportagem recente, que a região da Vila Clementino vai se modificar ainda mais durante e depois da conclusão das obras de expansão da Linha 5 – Lilás. A estação Santa Cruz terá que ser duplicada para absorver o aumento da demanda. Com a ligação da linha 1 Azul, a Santa Cruz será a conexão de quem vem de Santo Amaro com a região central da cidade e com a própria Vila Mariana, onde há inúmeros serviços de saúde, faculdades…
Por isso, foi demolido o prédio que já foi sede de faculdade de teologia e que atualmente abrigava uma loja de utilidades domésticas.
A duração prevista das obras do Metrô é de quatro anos, apesar de as previsões iniciais da empresa, ao retomar a Linha 5, terem dado conta de que a linha já estaria em funcionamento no ano de 2012.

 

O ponto de ônibus foi removido, sem substituição. Além de atender passageiros do metrô, a parada era muito utilizada inclusive por pessoas com deficiências atendidas em diversas instituições da região. A calçada ficou mais estreita para demolição do imóvel que ficava na esquina da Domingos de Moraes com a Pedro de Toledo(acima) e o movimento é intenso (abaixo)

 

Advertisement
1 Comentário

1 Comentário

  1. GRAÇA

    19 de setembro de 2012 at 21:40

    E um desrespeito ao usuário do terminal localizado no metrô santa Cruz, pois muitos desciam no ponto extinto para pegar outro ônibus no terminal citado. Fica longe os pontos mais próximo, podiam ter transferido o ponto não tirado de tudo, ainda mais que o temporário para mim é pouco espaço de tempo, o que não vai acontecer, pois o previsto para finalização são 4 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados