Siga-nos

Meio ambiente

Poda de árvores é recurso extremo

Publicado

em

Você sabia?

 

Cuidar bem da vegetação evita problemas

 

 

O cuidado com as árvores em meio urbano começa antes mesmo do plantio. É preciso escolher bem as espécies que vão enfeitar seu jardim ou sua calçada. Um erro comum é reaproveitar aquele pinheiro usado como árvore de Natal, mas que no futuro se transformará em uma árvore imensa e que pode causar uma tragédia ao cair sobre casas e carros, durante uma tempestade. Assim, procure orientação antes de decidir – a Prefeitura não só indica a espécie ideal como fornece gratuitamente as mudas (Informações no Viveiro Manequinho Lopes, telefone:)
Em épocas de temporais, várias árvores caem na cidade. Muitas delas de grande porte, que foram plantadas há décadas na cidade, sem orientação necessária. Além do risco de queda, trazem outros transtornos com galhos que atingem a fiação, raízes que criam obstáculos para pedestres e carros. Mas, o mais importante é lembrar dos benefícios que o verde traz à cidade: reduzem a poluição, regulam a temperatura, tornam a cidade mais bela e humana.
Por isso, ao solicitar uma poda ou corte, lembre-se que é uma atitude radical e agressiva contra um organismo vivo e que só deve ser solicitada para evitar problemas maiores. E mais: árvores localizadas em vias públicas só podem ser podadas ou removidas por equipes próprias da Prefeitura, depois de emitido um laudo técnico por engenheiro agrônomo, ou pela concessionária de energia. Bombeiros e defesa civil também podem efetuar podas em situações emergenciais.
Já em áreas particulares, os serviços devem ser feitos por profissionais com porte de motosserra, que é um documento exigido pelo Ibama, e com laudo autorizando o serviço, emitido por um engenheiro engenheiro agrônomo da Subprefeitura acompanhado da respectiva autorização emitida pelo subprefeito. Estes documentos também sempre devem ser apresentados por quem faz podas em áreas públicas.

 

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados