Siga-nos

Urbanismo

Planalto Paulista vai ganhar rotatórias verdes

Publicado

em

Já reparou que quanto mais verde tem na decoração de um ambiente, mais bonito e acolhedor ele fi ca? E quando uma casa tem um belo jardim, como as plantas, fl ores e árvores valorizam o imóvel, deixando-o igualmente bonito? O mesmo vale para a cidade: bairros e ruas repletos de áreas verdes são mais bonitos, valorizados, acolhedores e saudáveis.

O Planalto Paulista, bairro exclusivamente residencial da região da Subprefeitura de Vila Mariana, é um desses oásis urbanos. E os integrantes da Sociedade Amigos do bairro não só querem manter como também ampliar o verde no bairro. Agora, o projeto é de instalar rotatórias verdes em cruzamentos.

O projeto começa já em agosto, quando as duas primeiras devem ter suas obras iniciadas e, se tudo fl uir bem, concluídas. “A primeira fase do Projeto Rotatória Verde considera como piloto dois cruzamentos: Itacira x Apetupás e Irerê x Tupinás”, conta Antonio José Braz, integrante da Sociedade Amigos do Planalto Paulista (SAPP) que está à frente do grupo de trabaho que coordena a implantação das rotatórias.

Os dois endereços foram escolhidos porque eles já têm rotatórias, o que significa que já têm aval técnico e da Companhia de Engenharia de Tráfego para sua implantação. Será a própria SAPP que vai bancar a obra, que também representará mais área permeável em meio urbano.

Os moradores contam ainda que, graças a uma emenda parlamentar proposta pelo vereador Police Neto, outras oito rotatórias serão implantadas no bairro, essas por obra da Subprefeitura de Vila Mariana. A subprefeitura confirma que serão investidos R$ 50 mil reais em oito cruzamentos do bairro e diz que a obra está em fase de licitação. Todas as novas rotatórias terão aprovação técnica pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

As novas rotarórias que serão instaladas pela Subprefeitura de Vila Mariana fi carão nos seguintes cruzamentos: Avenida Ceci X Alameda dos Guainumbis; Avenida Ceci X Alameda dos Guatás; Avenida Jandira X Alameda dos Araés; Avenida Iraí X Rua Alberto Willo; Avenida Irerê X Alameda dos Tacaunas; Avenida Piassanguaba X Alameda dos Apetupás; Avenida Piassanguaba X Alameda dos Indígenas; Avenida Piassanguaba X Al. Ubiatans.

As rotatórias verdes, além de embelezar o bairro e melhorar a permeabilidade do solo, têm ainda a vantagem de tornar mais seguro o tráfego no bairro, provocando a redução da velocidade e maior atenção de motoristas e pedestres nos cruzamentos.

“Essas dez serão apenas as primeiras. Depois, pretendemos estender o projeto com uma sequência de novas rotatórias”, diz Braz, da SAPP. As rotatórias verdes já são uma realidade em vários outros bairros da cidade, especialmente nos residenciais.

Em muitos deles, comerciantes e moradores se responsabilizam pela manutenção da área por meio de Termos de Cooperação fi rmados com a Prefeitura. Para mais informações sobre a SAPP e como contribuir para o projeto das rotatórias verdes, acesse o site da associação: sapp.org.br.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados